Livros

A Laranja Maculada

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Como ainda nos recordamos, na Cimeira das Lajes, nos Açores, em Março de 2003, estiveram presentes o Presidente Bush, dos Estados-Unidos, e os Primeiros-Ministros da Espanha, do Reino Unido e de Portugal; destes quatro países só Portugal ainda não sofreu um ataque terrorista da Al-Qaeda, poderemos ser nós os próximos?

Ao estilo de um thriller, num texto de ficção, o autor, ao longo de cerca de duzentas páginas e vinte capítulos relata-nos uma estória verosímil, bem articulada, de uma acção de terrorismo marítimo passada junto à nossa costa.

Laranja, em árabe برتقال lê-se: bortuqal ou burtuqálum, daí o sugestivo título. O autor, com base na sua experiência marinheira, numa vivência operacional, nos seus conhecimentos de segurança, do mundo e da vida, que a idade nos traz, e certamente apoiado em muita pesquisa e investigação, bem como nas suas reminiscências de infância vivida na Índia, constrói uma teia de eventos que nos levam a visitar diversos países do Norte de África e do Médio Oriente e a tomar contacto com realidades bem diferentes, tais como o ensino do islamismo radical nas madrassas, a pirataria na costa da Somália e o tráfico humano da costa de África para as Ilhas Canárias.

Na sua introdução, o autor assinala a importância do terrorismo e dos seus efeitos devastadores, e a necessidade de tomar medidas em antecipação. Critica, aliás, algum excesso de informação patente em tantos “sites” e publicações, que muito facilitará quem malevolamente pretenda planear algo de semelhante. Será muito útil e importante que as entidades responsáveis por estes âmbitos leiam o livro e meditem em alguns aspectos nele referidos….. Muito embora se trate, como já dissemos, apenas de uma obra de ficção.

À Editora Prefácio e ao Autor, C/Alm. Nobre de Carvalho, os nossos sinceros parabéns por um excelente trabalho. Esta obra está à venda no circuito comercial das livrarias com um preço de capa de 20€; poderá ser adquirida com desconto junto do Editor, através de solicitação à nossa revista, e-mail revistamarinha@gmail.com   ou pelo tlm: 91 996 4738..