Livros

A Pirataria Marítima Contemporânea

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Na Antiguidade os navios que navegavam no Mediterrâneo corriam o risco de serem atacados por piratas, verem as suas cargas pilhadas e os seus tripulantes feitos escravos. Ainda no primeiro quartel do século XIX, a marinha de comércio portuguesa foi alvo do corso associado às guerras napoleónicas e aos piratas do Norte de África, que atacavam também as populações ribeirinhas no Algarve. A ocupação francesa do Norte de África, contudo, veio pôr termo a esta ameaça na nossa costa. É verdade que a pirataria se manteve ativa nalgumas áreas da Ásia durante a última metade do século XIX e todo o século XX, mas não afetando as linhas de comunicação marítima mais importantes.

Nestas circunstâncias, foi com surpresa que o mundo acordou em 2007 para um surto de pirataria no Golfo de Adén e ao largo da Somália, afetando diretamente as comunicações marítimas que ligam a Ásia à Europa. De imediato subiram os seguros e os fretes, e muitos armadores alteraram as rotas dos seus navios, com maiores custos. A comunidade internacional reagiu deslocando forças navais para a área, mas operando com “regras de empenhamento” restritivas, o que permitiu a continuação dos ataques dos piratas. No presente, a situação melhorou significativamente ao largo da Somália, mas está a evoluir de forma preocupante no outro lado de África, no Golfo da Guiné.

É este o tema que o Cte. Portela Guedes nos traz, num texto bem redigido, completo e abrangente. O autor é um prestigiado Oficial da Armada, que alia um interessante curriculum operacional, designadamente o comando do N.R.P. SAVE, ao desempenho de funções no Estado-Maior da Armada e, recentemente, na Autoridade Marítima, como Adjunto do Capitão do Porto de Lisboa para a Segurança Marítima.

Trata-se assim de uma obra atual e interessante, com versões em português e inglês, que aborda um fenómeno ainda em evolução, valorizada por um prefácio assinado pelo Prof. Dr. Armando Marques Guedes. É certamente uma obra de referência para os profissionais ligados ao transporte ou à segurança marítimas ou para quem se interessar por Relações Internacionais.

Esta obra está à venda no circuito comercial das livrarias; os assinantes da Revista de Marinha poderão contudo adquiri-la, com desconto, por 20€, quer na versão em português, quer em inglês, endereçando os pedidos à firma editora, ENN – Editora Náutica Nacional, Lda através do e-mail revistamarinha@gmail.com   pelo tlm: 91 996 4738.