Estatuto Editorial

Política Editorial

A Revista de Marinha é uma publicação cujo título é propriedade da firma “Editora Náutica Nacional, Lda.”, sociedade por quotas, sendo seus únicos sócios, o presente editor e diretor e sua mulher.

O tema central da revista é o Mar, cuja importância na economia, na segurança, na cultura e na própria identidade nacional é por demais evidente. Este tema será abordado nas suas múltiplas facetas, com destaque para os assuntos relativos às ciências do mar, às atividades portuárias e às Marinhas de Guerra, de Comércio, de Pesca e de Recreio, quer de Portugal, quer dos outros Estados lusófonos, membros da CPLP.

A Revista de Marinha é uma publicação periódica, bimestral, independente, que procura reger-se por critérios jornalísticos rigorosos. Os artigos e notícias que insere terão uma análise factual verdadeira, a procura do contraditório e, quando aplicável, farão uma crítica oportuna e construtiva. Os autores dos artigos serão tão diversificados quanto possível, acolhendo-se sobre a mesma problemática opiniões diversas, que possibilitem aos nossos leitores – a nossa verdadeira razão de ser – fazerem eles próprios a sua síntese e formarem a sua opinião.

Na orientação geral dos conteúdos da Revista, no seu equilíbrio e no relevo relativo dado aos vários assuntos, e na própria seleção dos artigos, será tida em conta a opinião do Conselho Editorial. Os artigos publicados na Revista de Marinha e assinados refletem as perspetivas dos seus autores.

Com os nossos assinantes, que muito prezamos, será mantido um permanente diálogo, sendo dada particular atenção às suas observações, críticas e sugestões.

Conselho Editorial

Nuno Vieira Matias; António Balcão Reis; Armando Marques Guedes; Armando Teixeira Carneiro; Augusto Alves Salgado; Carlos Seixas da Fonseca; Daniel de Spínola Pitta; Eduardo de Almeida Faria; Jaime Leça da Veiga; Joaquim Bertão Saltão; Joaquim Monteiro Marques; José Ribeiro e Castro; José Rodrigues Pereira; Luis Miguel Correia; Manuel Almeida Ribeiro; Nuno Fernandes Thomaz; Nuno Sardinha Monteiro; Orlando Themes de Oliveira; Teófilo Pires Tenreiro; Victor Gonçalves de Brito.

Sobre o editor

O Vice-almirante Henrique Alexandre Machado da Silva da Fonseca é oficial reformado da Marinha de Guerra Portuguesa.

Nos seus 43 anos de carreira na Marinha, que iniciou aos 16 anos de idade, quando, em 1963,  entrou para a Escola Naval vindo do Colégio Militar, comandou 4 unidades navais e acumulou mais de 23.000 horas de navegação. Terminou a sua longa carreira nas funções de Comandante Naval.

Como militar tirou o Curso de Estado-Maior no  U.S. Naval War College, em Newport, Rhode Island e os Cursos Geral e Superior no Instituto Superior Naval de Guerra. É também licenciado em Ciências Sociais e Politicas pela Universidade Técnica de Lisboa.

É membro da Academia de Marinha, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Cofradia Europea de la Vela, e Presidente da Confraria Marítima de Portugal. Desde Janeiro de 2009 é o diretor e editor da Revista de Marinha e das “Edições Revista de Marinha”.