Marinha de Guerra

In Memoriam – Submarinistas alemães homenageiam camaradas do ARA SAN JUAN

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

No passado dia 12 de Dezembro, numa iniciativa da Liga de submarinistas alemã, a que se associou a guarnição de provas do estaleiro fabricante do navio – thyssenkrupp Marine Systems, sucessora do estaleiro HDW – efectuou-se uma singela, mas sentida homenagem aos camaradas em eterna patrulha a bordo do ARA* S. Juan.

Consistiu a cerimónia na deposição junto ao Monumento de Homenagem aos submarinistas mortos em serviço, situado em Heikendorf, junto a Kiel, de duas coroas de flores, uma da “Verein Deutsche Ubootfahrern” (liga dos submarinistas alemães) e outra do estaleiro tkms, representado por elementos da sua guarnição de provas.

Compareceram ainda o Sr. Fernando Brun, Cônsul da Argentina em Hamburgo e um camarada da Marinha Argentina, ex-comandante de submarinos e que se encontra actualmente naquele país a frequentar um curso de habilitação a oficial general.

Após algumas palavras em homenagem à guarnição do S. Juan pelo Kapitan-zur-See Michael Setzer, presidente da Liga, o Sr. Cônsul agradeceu a realização da cerimónia e a presença de todos, realçando o quão gratificante lhe era testemunhar a existência de elos de camaradagem unindo os submarinistas de várias nações e a sua relevância na manutenção do moral dos familiares da tripulação.

Associou-se igualmente a marinha alemã, através da presença de alguns elementos da sua Esquadrilha de Submarinos e de duas das suas unidades, fundeadas no fiorde de Kiel em frente ao monumento.

  • nota da redação: ARA significa Armada Republica Argentina e é o prefixo dos navios de guerra daquele país sul-americano. Por comparação em Portugal o prefixo é NRP (Navio da República Portuguesa, no Reino Unido, HMS (Her Majesty Ship) e nos EUA, USS (United States Ship). Nem todos os países definem prefixos para os seus navios, França, Brasil e Espanha, por exemplo, não têm.

Ex-oficial da Marinha de Guerra Portuguesa, onde ingressou em 1983. Especializado em Comunicações e em Submarinos, nos quais serviu de 1989 e 2001, tendo comandado o NRP Barracuda. Possui o 1/o Ciclo da ENIDH, estando certificado como Piloto de 2/a Classe. Actualmente trabalha nos estaleiros da tkms em Kiel, onde integra como oficial náutico (Operações e Navegação) a equipa encarregada de conduzir as novas construções durante o seu período de provas, bem como ministrar instrução às guarnições que as vão operar.