1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 22 Nov

Os Mares da Lusofonia

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Sexta, 15 Março 2013 00:00


2626_1Na sequência do I Congresso, realizado em Setembro de 2008, em Lisboa, para assinalar o centésimo aniversário da morte do Rei D. Carlos, realizou-se nos dias 20 e 21 de Outubro de 2010, no Centro Cultural de Cascais, a 2ª edição deste evento, focado agora na extensão da plataforma continental. A organização esteve a cargo da Comissão D. Carlos – 100 anos, presidida pelo Senhor D. Nuno de Bragança van Uden, teve o patrocinio do Secretariado Executivo da CPLP e da Camara Municipal de Cascais e o apoio logistico da Fundação D. Manuel II, tendo sido financiada com donativos de diversas empresas e instituições.

            O Congresso reuniu um conjunto de personalidades lusófonas que debateram as diversas facetas da “extensão da plataforma continental”, num debate alargado e politicamente descomprometido, certamente enriquecedor para todos os participantes.

            Os textos das intervenções que então tiveram lugar foram reunidos pelo IML – Instituto dos Mares da Lusofonia, associação privada entretanto criada, e editados numa publicação pela CPLP através da gráfica IDG-Imagem Digital Gráfica, num livro de cerca de 370 páginas que tem como subtitulo “Intervenções do II Congresso – Jornadas D. Carlos 2010”. A capa, semelhante à edição relativa ao I Congresso, mas com uma coloração num tom diferente, foi responsabilidade do atelier de Henrique Cayatte, tendo como base uma foto do Rei D. Carlos, rodeado pelos seus marinheiros no Iate Real Amélia, cedida pela Fundação D. Manuel II.

            O livro abre com uma evocação in memoriam da Mestre Carla Marisa Cardoso Caetano Ferrão, que faleceu num trágico acidente de viação a 30 de Outubro, em Seia, escassos dias depois de ter participado no Congresso. Em seguida indica-se a constituição da  Comissão de Honra, da Comissão Cientifica e da Comissão Organizadora. Seguem-se, por ordem cronológica, a intervenção de abertura do Presidente da Comissão Organizadora, a Conferência de Abertura “A Geopolitica do Atlântico Sul”, pelo Almirante Nuno Vieira Matias, as diversas intervenções nos cinco paineis temáticos, em número de 21, e a Conferência de Encerramento, “D. Carlos, o Mar e a Lusofonia”, pelo Prof. Dr. Rui Ramos. A fechar, a “Sintese e Conclusões”, da responsabilidade do Almirante Castanho Paes e as palavras de encerramento proferidas pelo Senhor D. Duarte de Bragança e pelo Engº Domingos Simões Pereira, então Secretário-Executivo da CPLP.

            Os paineis temáticos, em numero de cinco, e os moderadores, foram respectivamente,  “A Extensão da Plataforma Continental nos Países Lusófonos”, o Prof. Dr. Carvalho Rodrigues, “Implicações Politicas e de Segurança”, o Prof. Dr. Marques Guedes, “Aspetos Jurídicos”, o Prof. Dr. Almeida Ribeiro, “Ambiente, Ciência & Tecnologia”, o Almirante Vidal Abreu e “O Valor Económico do Mar”, painel dirigido pelo Prof. Dr. Poças Esteves. Os oradores de painel, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal , S. Tomé e Timor-Leste,  são personalidades conhecidas dos mundos académico, empresarial e politíco, de algum modo ligados ao Mar, sendo os seus textos muito ricos em informação, ainda muito actual, bem como em opiniões e conceitos fundamentados.

            Pelo conjunto de textos apresentados trata-se de uma obra de grande interesse para quem, por dever de oficio ou por interesse pessoal, procura em Portugal ou em qualquer dos outros países lusófonos acompanhar os “assuntos do Mar”.

            Não nos foi ainda possivel obter indicação acerca da possivel comercialização deste livro; deixamos aqui, contudo, os contactos do IML – Instituto dos Mares da Lusofonia onde os interessados no livro poderão certamente obter esclarecimentos, tel 21 342 0225 (fixo), 91 779 44449 (móvel), e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal, Rua dos Duques de Bragança, nº 10  1200-162 Lisboa.


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae MSC Sinfonia MSC Opera Princess-Daphne MSC Fantasia Athena MSC Armoria MSC Melody MSC Lirica