1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 23 Set

Empresa de Navegação Madeirense 1907 – 2007

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


MADEIRENSE-NAVEGAO

Numa publicação de excelente qualidade gráfica, ilustrada com numerosas fotografias, Luís Miguel Correia apresenta-nos a história dos primeiros cem anos de actividade da nossa mais antiga empresa armadora da Marinha de Comércio.
A "Empresa de Navegação Madeirense" é uma das mais emblemáticas firmas da Ilha da Madeira, cuja economia serve, transportando carga e passageiros, através dos vinte e cinco navios que em tempos possuíu, e dos que hoje possui. Iniciou a sua actividade com a escuna SENHORA DA CONCEIÇÃO, adquirida pelo fundador da empresa, João Martins da Silva, e seus sócios, a que se seguiram outros navios à vela e posteriormente, a motor, quase todos baptizados de FUNCHALENSE ou MADEIRENSE. Os primeiros anos da empresa não foram fáceis, registando-se alguns incidentes graves, tais como o afundamento, por um submarino alemão, ao largo da Galiza, em 19 de Abril de 1917, da escuna SENHORA DA CONCEIÇÃO, felizmente sem causar vítimas. Uma segunda escuna, dos mesmos sócios, mas propriedade de outra firma, a SENHORA DO MONTE, afundou-se no Atlântico, com água aberta, em 1919.
A "Madeirense", designação de um conjunto de firmas dos mesmos sócios que se foram agrupando, integra hoje o Grupo Sousa, que inclui, entre outras empresas, a "Funchal Frio", a "Porto Santo Line.", a "Açor Line", a "Cabo Verde Line", e a "Belvedere Marine", e opera modernos navios porta-contentores, como o MADEIRENSE III e o ferry LOBO MARINHO II.
Ao longo das suas 176 páginas, ilustradas com 204 fotografias de elevada qualidade, este livro, em edição bilingue (português e inglês), retrata, não só uma empresa de excelência, que nos apraz divulgar, mas também o próprio ambiente político e social em que esta se inseria.
O autor, Luís Miguel Correia, um velho conhecido dos leitores da "Revista de Marinha", dedica-se em exclusivo à investigação da história da navegação e dos navios, tendo já publicado 17 livros e centenas de artigos centrados na temática do Mar. É ainda o editor, desde 2006, do Blogue dos Navios e do Mar (http:/lmcshipsandthesea.blogspot.com).
Os nossos sinceros parabéns à "Madeirense" e ao Grupo Sousa, pelos seus mais de cem anos de profícua actividade, e pelos seus sucessos empresariais, e ao autor, por mais uma interessante e muito bem apresentada obra.
O livro em apreço, que se acabou de imprimir em Janeiro de 2009, foi publicado pela firma EIN - Edições e Iniciativas Náuticas, Lda., apartado nº 3115, 1302-902 LISBOA, telef 214390424, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , podendo ser adquirido directamente na editora ao preço de 36,75€. Está também á venda na loja do Museu de Marinha, em Lisboa, e em muitas livrarias.


 

Comentários 

 
#1 2010-03-30 14:02
Muito obrigado à REVISTA DE MARINHA pela divulgação deste meu livro que resultou de mais de 2 anos de trabalho e se insere num objectivo de publicar histórias dos nossos armadoresda Marinha de Comércio e frotas respectivas. Nesta perspectiva o livro sobre a MADEIRENSE junta-se a outros do mesmo autor publicados anteriormente dedicados à companhias SOPONATA, Mutualista Açoreana, TRANSTEJO e Porto Santo Line

Luís Miguel Correia

BLOG DOS NAVIOS E DO MAR
Citação
 

enidh01

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

Venda de RM’s antigas

2273

 

azul_profundo

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Sinfonia Athena MSC Fantasia MSC Opera MSC Lirica MSC Melody MSC Armoria Princess-Danae Princess-Daphne