1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 27 Maio

A Laranja Maculada

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


laranja

Teve lugar no passado dia 16 de Abril, no Clube Militar Naval, o lançamento do livro "A Laranja Maculada - terrorismo no mar português", da autoria do nosso amigo e camarada C/Alm. João Manuel Nobre da Carvalho. Lançada pela Editora Prefácio, que é dirigida pelo Dr. Nuno de Carvalho, esta obra tem um prefácio assinado pelo Alm. Castanho Paes e foi apresentada pelo V/Alm. Alexandre da Fonseca, director desta revista.

Perante uma interessada audiência, que enchia completamente a sala, falaram, sucessivamente, o Presidente da Direcção do Clube Militar Naval, Cmg Neves Coelho, o Dr. Nuno de Carvalho, o V/Alm Alexandre da Fonseca, que apesentou também o autor, e por fim o C/Alm. Nobre de Carvalho. Seguiu-se um beberete noutra das salas do Clube, aproveitando a maioria dos presentes a oportunidade para felicitar vivamente o autor, adquirir o livro e obter uma dedicatória.

Como ainda nos recordamos, na Cimeira das Lajes, nos Açores, em Março de 2003, estiveram presentes o Presidente Bush, dos Estados-Unidos, e os Primeiros-Ministros da Espanha, do Reino Unido e de Portugal; destes quatro países só Portugal ainda não sofreu um ataque terrorista da Al-Qaeda, poderemos ser nós os próximos? Ao estilo de um thriller, num texto de ficção, o autor, ao longo de cerca de duzentas páginas e vinte capítulos relata-nos uma estória verosímil, bem articulada, de uma acção de terrorismo marítimo passada junto à nossa costa. Laranja, em árabe, diz-se "portucale", daí o sugestivo título. O autor, com base na sua experiência marinheira, numa vivência operacional, nos seus conhecimentos de segurança, do mundo e da vida, que a idade nos traz, e certamente apoiado em muita pesquisa e investigação, bem como nas suas reminiscências de infância vivida na Índia, constrói uma teia de eventos que nos levam a visitar diversos países do Norte de África e do Médio Oriente e a tomar contacto com realidades bem diferentes, tais como o ensino do islamismo radical nas madrassas, a pirataria na costa da Somália e o tráfico humano da costa de África para as Ilhas Canárias.

Na sua introdução, o autor assinala a importância do terrorismo e dos seus efeitos devastadores, e a necessidade de tomar medidas em antecipação. Critica, aliás, algum excesso de informação patente em tantos "sites" e publicações, que muito facilitará quem malevolamente pretenda planear algo de semelhante. Será muito útil e importante que as entidades responsáveis por estes âmbitos leiam o livro e meditem em alguns aspectos nele referidos..... Muito embora se trate, como já dissemos, apenas de uma obra de ficção.

À Editora Prefácio e ao Autor, C/Alm. Nobre de Carvalho, os nossos sinceros parabéns por um excelente trabalho. Esta obra está à venda no circuito comercial das livrarias com um preço de capa de 20€; poderá ser adquirida com desconto junto do Editor, através de solicitração à nossa revista, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou tel/fax 217960210.

 


 

Loja da Revista de Marinha

lojaonline

Descontos

A ENN - Editora Náutica Nacional, Lda. tem vindo a estabelecer contactos com algumas firmas e empresas com o objectivo de obter descontos para os assinantes da "Revista de Marinha"e, em alguns casos, também para os seus leitores.

Ver como AQUI !

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne MSC Opera Athena MSC Sinfonia Princess-Danae MSC Armoria MSC Melody MSC Fantasia MSC Lirica