1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Segunda 24 Jul

Uma visita do M/S “Fram”


Esteve recentemente entre nós, em Leixões, no passado dia 16 de Abril, numa curta visita das 13h30 às 22h00, o M/S "Fram", da operadora norueguesa Hurtigruten, naquela que terá sido a sua primeira escala neste porto.

O M/S "Fram" é um navio de cruzeiros de características especiais, pois foi construído em aço 1A e 1B (ice class) e tem um casco muito resistente, estando especialmente preparado para navegar em águas polares. O seu nome significa "forward" ou "para a frente"; recorda o antigo "Fram", talvez o navio de madeira com o casco mais resistente, que de 1893 a 1912 explorou o Ártico e o Antártico com Fridtjof Nansen e Roald Amundsen e que hoje descansa num museu em Oslo.

O novo "Fram" foi construído em 2007, nos estaleiros da Fincantieri, em Monfalcone, em Italia. O navio tem 114 mtos de comprimento, 20,2 de boca e um calado de 5,1, deslocando cerca de 12.700 toneladas. A velocidade de cruzeiro são quinze nós, a velocidade máxima admissível em águas onde se podem encontrar "icebergs". Pode transportar até 318 passageiros em camarotes e suites muito confortáveis; tem uma suite real, sete grandes suites, trinta e uma mini-suites e cerca de uma centena de camarotes. Tem os equipamentos e as facilidades usuais neste tipo de navios, designadamente, restaurantes temáticos, bares, salões panorâmicos, salas de conferências, biblioteca, ginásio, lojas, etc. Este navio, que faz normalmente cruzeiros nos fiordes da Noruega, na costa da Gronelândia, ou na Antártida, foi decorado com muito gosto por artistas noruegueses e gronelandeses.

Muito agradecemos esta fotografia de excelente qualidade, ao sr. Arqto. Paiva Leal, nosso regular colaborador.

fram



 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera Princess-Danae Athena MSC Lirica MSC Fantasia Princess-Daphne MSC Armoria MSC Melody MSC Sinfonia