1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 23 Abr

A "Revista de Marinha" há mais de setenta anos... nº7

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Quarta, 14 Outubro 2009 00:00



O número da "Revista de Marinha" que hoje recordamos, datado de 31 de Julho de 1937, dá um especial ênfase à Marinha RM-70-ANOS-SITEItaliana, então uma força muito significativa, com aspirações a dominar o Mar Mediterrâneo. A fotografia da capa mostra-nos Mussolini numa revista naval, ao largo de Nápoles, por ocasião da visita a Itália, do Marechal Blomberg, Ministro da Guerra do Reich, seu futuro aliado.
Na primeira página, para além do cabeçalho e da ficha técnica da revista, uma foto de Salazar com o Ministro da Marinha, Ortins de Bettencourt, a seu lado, e rodeado por Oficiais de Marinha, que o tinham ido cumprimentar por ocasião de um atentado - de que não temos notícia, provavelmente um evento menor - de que havia saido ileso.
A propósito da visita a Lisboa do cruzador USS "RALEIGH", que arvorava a insígnia do C/Alm Fairfield, publica-se um artigo que evoca a participação dos Estados-Unidos na I Grande Guerra e presta-se homenagem ao Presidente Wilson, e ao seu idealismo, na defesa da democracia e na procura de uma paz justa.
Algumas notícias ilustradas dizem-nos ter o Marechal Carmona visitado, em Viana do Castelo, a canhoneira "DIU"; terem atracado no Rio Douro, um navio de apoio britânico acompanhado de uma esquadrilha de lanchas -torpedeiras; e ainda, terem sido nomeados Chefe do Estado-Maior Naval, o C/Alm Ramalho Ortigão, e membro da Casa Militar da Presidência da República, o C.m.g. Jerónimo Bivar, de quem se assinala dispôr de uma vasta cultura, ser um diplomata "de maneiras e de mentalidade" e ter um trato cativante.
Num artigo de duas páginas, que terá continuação, ilustrado com uma foto de um hidro-avião, faz-se a apologia da Regia Aeronautica, gabando-se particularmente o hidro-avião bimotor "Savoia Marchetti S-55", com os motores montados por cima da asa, com os quais as esquadras do Marechal Italo Balbo fizeram diversos vôos transatlânticos.
As" Memórias de um Marinheiro", assinadas pelo C/Alm Filipe de Carvalho, continuam a sua publicação, recordando-nos o autor, desta vez, o seu embarque na corveta-mista "Bartolomeu Dias", na viagem de instrução dos Aspirantes de Marinha que terminaram o curso da Escola Naval em 1890.
Num artigo curioso, ilustrado com uma foto do antigo navio-hospital "GIL EANES" é-nos relatado que decorre com pleno êxito a campanha de pesca do bacalhau em curso nos bancos da Terra Nova e da Groenlândia.
A morte do Alm. William W. Fisher, Comandante da Base Naval de Portsmouth, o comandante do couraçado HMS "ST VINCENT" na batalha da Jutlândia e uma das figuras de maior destaque da "Royal Navy", é noticiada, acompanhada de uma foto do funeral saindo de bordo da nau HMS "VICTORY", onde aquele ilustre Oficial-General arvorava o seu distintivo.
A revista naval italiana, a que já se aludiu a propósito da capa, é apresentada com grande destaque, sendo referido na ocasião o reforço do eixo político Roma-Berlim e enaltecida a nova Armada de Itália.
O Cte. Fontoura da Costa continua a publicação de "Figuras e Factos de há cem anos", referindo-nos diversos acidentes marítimos, designadamente, a tragédia que foi a explosão da fragata "D. MARIA II", ocorrida em misteriosas circunstâncias, em Outubro de 1850, com o navio fundeado na rada de Macau.
A colaboração da Marinha no filme "A Revolução de Maio", do cineasta António Lopes Ribeiro- de cujos programas na RTP ainda nos recordamos com saudade!- é-nos referida com a publicação de duas fotos legendadas.
Maurício de Oliveira continua a publicação do seu "diário de viagem" a bordo do Aviso de 1ª classe "Bartolomeu Dias", na comissão a Inglaterra, para participar na revista naval de Spithead, por ocasião da coroação do Rei Jorge VI. Nesta crónica são-nos relatados com detalhe os eventos ocorridos nos dias 17 a 19 de Maio, preenchidos com inúmeras actividades sociais e com os preparativos para a revista, que terá lugar no dia 20.
No âmbito da Marinha de Recreio, é mencionada a realização, pela quinta vez, de uma viagem, em solitário, da Europa para a América do Norte, do velejador alemão Ludwig Schlimbach, a bordo do pequeno iate "STOERTEBEKER III", bem como o apoio que lhe foi prestado pelo Clube Náutico de Portugal.
Na secção de "livros e outras publicações" refere-se "Os Portugueses em Marrocos", de Francisco de Oliveira Martins e "Navios e Marinheiros", de A. Emilio da Silva.
A terminar, como habitualmente, a rubrica "Armada Nacional", relatando os movimentos dos navios da Esquadra e a identificação dos vários navios em comissão, as visitas de Entidades Oficiais a navios e a notícia de duas promoções a Oficial-General.


 

Navios de Cruzeiro

MSC Fantasia MSC Sinfonia MSC Melody MSC Opera Athena Princess-Danae Princess-Daphne MSC Armoria MSC Lirica