1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 20 Ago

Sines recebe navios de transporte de cargas pesadas

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Nos dias 12 e 13 de Fevereiro passado, esteve atracado no terminal multi-usos do porto de Sines, o navio alemão "FRAUKE" e nos dias 14 e 15 de Marco, o navio holandês "FAIRPLAYER", ambos especialmente construídos para o transporte de cargas pesadas.
Com o objectivo da dar satisfação ao transporte de peças de grandes dimensões e peso para o sector das indústrias do petróleo e do gás natural, são dois dos mais modernos e bem equipados navios mercantes em todo o mundo da classe "heavy lift".
Ambos construídos em 2008, totalmente automatizados desde os equipamentos de navegação até às casas da máquina não tripuladas, comandadas duma sala de controlo para tal, têm incluso a reciclagem de lixos e detritos por processos químicos. As acomodações estão igualmente recheadas do melhor conforto, possuindo até piscinas para os seus membros da tripulação.
O "FRAUKE", com comprimento total de 159,8 m e boca de 24,3 m, possui duas gruas com capacidade de 700 ton. e uma grua ( à proa) para 350 ton. Equipado com uma máquina propulsora de 17.000hp, que lhe permite a velocidade de 20 nós.
O "FAIRPLAYER", de 144,8 me de comprimento e 24 de boca, tem duas gruas para 900 ton. cada e a velocidade de cruzeiro de 18 nós.
Os navios descarregaram em Sines algumas peças pesadas necessárias ao complexo petrolífero da Petrogal, que como se sabe se encontra em fase de ampliação.


Joaquim Ferreira Da Silva
Sobre o autor:
Capitão da Marinha Mercante

 

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica MSC Fantasia MSC Melody Athena MSC Armoria MSC Sinfonia MSC Opera Princess-Daphne Princess-Danae