1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 20 Ago

Oslo e Bergen dois importantes portos europeus

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Apesar da Noruega não ter aderido à União Europeia, o mundo marítimo europeu deve-lhe muito pelas suas actividades no mar, com especial relevo para a indústria de exploração de petróleo e gás natural e para o armamento do transporte marítimo.
As relações naturais que a Noruega tem com o Mar (um exemplo que devíamos seguir) colocaram este país no topo das actividades da indústria marítima, não só na Europa como em todo o mundo.
A economia dos seus armadores encontra-se em terceiro lugar na escala mundial e os portos de Oslo e Bergen (ambos com grandes refinarias de petróleo) que movimentaram em 2008 mais de 45 milhões de toneladas de mercadorias, são actualmente locais nevrálgicos do shipping mundial, onde se localizam não só esses armadores como sociedades de classificação, estaleiros, seguradores e agentes de navegação, empregando mais de 90 mil pessoas e proporcionando ao país uma enorme riqueza. Estima-se que em 2007 os seus investimentos no sector representaram cerca de 10% das actividades do comércio marítimo mundial. (Isamar-França).

Joaquim Ferreira Da Silva
Sobre o autor:
Capitão da Marinha Mercante

 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne MSC Fantasia Athena MSC Lirica MSC Armoria MSC Melody Princess-Danae MSC Sinfonia MSC Opera