1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 26 Mar

Um Século de Guerra no Mar, da guerra Russo-Japonesa à guerra do Golfo

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


GUERRA_NO_MAR_SITEDieter Dellinger, cidadão português, nascido e criado em Portugal, mas filho de Pai alemão e Mãe portuguesa, foi jornalista, político militante e autarca, mas acima de tudo é uma personalidade multifacetada: oriundo de uma família profundamente marcada pelas feridas da Guerra, é um homem de causas, íntegro e fiel à sua própria concepção do mundo e da vida. É também um apaixonado pelos assuntos marítimos, designadamente, pelas operações, material e organização das Marinhas de Guerra, de que possui extensa bibliografia. Publicou já vários livros de contos e novelas, muitos deles, curiosamente, ou talvez não, abordando diversas facetas da temática do Mar. Desde há mais de duas dezenas de anos, mais concretamente, desde Abril de 1988, tem sido um assíduo e prestigiado colaborador da "Revista de Marinha".
Em sucessivos artigos, Dieter Dellinger publicou na nossa revista, entre os anos de 1995 e 2000, um conjunto de textos relativos às batalhas de Tsushima, Jutlândia, Rio da Prata, Combóios do Atlântico, Midway, Falklands/Maldivas e I Guerra Golfo, para citar apenas aquelas que, em minha opinião, são mais importantes e emblemáticas. Foi este conjunto de textos, naturalmente revisto e ampliado, a que o autor quis juntar alguns novos elementos para completar os assuntos, ou para estabelecer a ligação entre os eventos descritos, que esteve na base da obra que agora podemos ler e apreciar.
Numa escrita clara, simples e apelativa o autor oferece-nos uma narrativa fidedigna e explicativa dos combates e das campanhas navais que se sucederam ao longo do século passado, devidamente enquadrados no seu contexto militar e político. São-nos também providenciados esclarecimentos de ordem técnica relativos a avanços tecnológicos, como o sonar e o radar, ou a curiosos desempenhos, durante muito tempo mantidos secretos, como foram os casos da quebra das cifras da Marinha Alemã e da Marinha Japonesa, respectivamente por Ingleses e Americanos. Em nossa opinião, pesem embora, entre outros factores, a correcta visão estratégica do Almirante Nimitz, Cincpac, a excelente condução tactica dos Comandantes das "Task Forces" e o heroísmo dos aviadores navais, o sucesso da U.S. Navy em Midway, em Junho de 1942, é sobretudo, uma consequência directa dos laboriosos trabalhos de uma equipa discreta de criptólogos, chefiada pelo Lt. Cdr. Rochefort, como Dieter Dellinger claramente nos explica. Midway terá assim sido uma vitória do intelligence.
Merecem também uma especial referência os comentários de natureza politica e económica do autor, bem como aspectos pouco visitados da Logistica, que como se sabe mas nem sempre é suficientemente assinalado, condicionam decisivamente o resultado final das campanhas militares. O autor explica-nos ainda a sua opinião relativa á evolução dos conflitos e apresenta-nos as suas considerações, algo intimistas e filosóficas, acerca da natureza humana e da essência da conflitualidade.
À guisa de conclusão, não temos dúvidas em afirmar que se trata de um livro de muito interesse, alicerçado numa séria e rigorosa pesquisa histórica, e que nos dá uma nova perspectiva sobre os conflitos navais do século XX, tornando-se pela sua visão de conjunto, de particular valia para qualquer leitor que se interesse por assuntos de História Moderna, ou das Marinhas de Guerra.
Esta obra tem ainda um outro significado muito particular : ela marca também, o regresso à actividade editorial da ENN - Editora Náutica Nacional, Lda., a firma que publica bimestralmente a "Revista de Marinha", após um longo hiato de mais de vinte anos. Assim, quem quiser adquiri-la, poderá fazê-lo, directamente, junto do Editor, através dos e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , t/m 917 255 120, fixo/fax 214 001 292, ao custo unitário de 16€ para os leitores da Revista de Marinha, a que acrescem os portes de correio.


 

Loja da Revista de Marinha

lojaonline

Descontos

A ENN - Editora Náutica Nacional, Lda. tem vindo a estabelecer contactos com algumas firmas e empresas com o objectivo de obter descontos para os assinantes da "Revista de Marinha"e, em alguns casos, também para os seus leitores.

Ver como AQUI !

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica MSC Armoria MSC Melody MSC Fantasia Princess-Daphne Princess-Danae MSC Opera MSC Sinfonia Athena