1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 20 Ago

Os novos Destroyers da Royal Navy


IMG_8170Trago-vos o meu último modelo, desta feita ainda a precisar de algumas horas de trabalho até finalizar (mais uma semana!), mas os prazos e compromissos com a Revista de Marinha, assim me obrigam, com  prejuízo dos leitores por não estar devidamente terminado. Peço desde já as minhas desculpas, mas se há algo que não faço, é apressar a construção de um modelo. Por norma e por experiência própria, o resultado é disparate, acidente ou pior!

Após a construção do USS INDEPENDENCE (LSC-2) (RM 958) fiquei bastante curioso com esta marca de modelos que desconhecia e positivamente impressionado: Cyber-Hobby.

Assim que saiu um novo lançamento adquiri-o. Nada mais nada menos que o HMS DARING, um Destroyer tipo 45 da Royal Navy. Ainda os navios da classe não estão todos ao serviço e já existem kits à escala 1/700 e 1/350, este último em resina da marca White Ensign Models (WEM). Vali-me dos conhecimentos que tenho junto a este último fabricante para pedir um favor... que mais adiante explicare

Tal como o LCS-2, o kit é bastante bom, e incluí já algumas peças em fotogravação. No entanto, teremos de acrescentar alguns pormenores, como mais algumas balaustradas, uns pés de carneiro construídos de raiz e pouco mais, dada a perfeição do modelo, para manter um bom nível e coerência no detalhe. A construção é bastante fácil desde que se sigam as instruções.

Socorri-me duma pesquisa na Internet para aceder a imagens de referência e inspiração. Nas muitas imagens que apareceram e onde temos uma escala humana de referência, impressiona a dimensão desta nova classe de destroyers! Alguns cruzadores e porta-aviões de escolta da II Guerra Mundial são mais pequenos.

Existem variadíssimas imagens do HMS DARING, o primeiro navio da classe, assim como do HMS DAUNTLESS, o seguinte. Mas tendo visto uma imagem do quarto navio, o HMS DRAGON a decisão de qual seria o saído do "meu estaleiro" estava tomada! Não porque seja uma questão clubística, IMG_8171de superstição em relação a números, mas porque graficamente é o mais apelativo de todos eles, porque.... à proa tem, nos dois bordos, um dragão galês em vermelho! É daqueles pormenores que ou gostamos ou detestamos...

E voltamos à WEM; sabia que um dos seus elementos  tinha feito um modelo do HMS DRAGON incluindo o elemento gráfico; pedi para me criar à escala 1/700 um decalque da figura do dragão. Tendo o pedido sido feito antes de Telford, ficou combinado que esse seria o local ideal para a nossa troca, uma folha com decalques por uma cerveja! Digamos que ficámos ambos a ganhar, pois eu recebi uma folha de teste e uma que criaram como produto, com o dragão, o nome do navio para o casco e segundo mais uma sugestão minha, a placa com o nome do navio para colocar no lançador vertical.

Durante a pesquisa efectuada por imagens  para estudo do navio,  uma destas impressionou-me bastante... num navio tão grande, com robaletes e estabilizadores activos como poderia o navio estar tão adornado, com o mar calmo? A explicação apareceu depois num filme onde se vê o HMS DARING a fazer um oito a alta velocidade, num espaço extremamente curto ( quatro comprimentos)!

Ou seja, já sei qual o navio que irei recriar,  e em que situação.

Retirei três milímetros do casco do lado de bombordo, apliquei o casco numa base com o habitual papel de aguarela, fiz as ondulações com um misto de papier mache e gel acrílico até conseguir reproduzir o estado do mar e o deslocamento provocado pela guinada a alta velocidade do navio. Tão importante quanto o volume, é a cor aplicada, pois com algumas tonalidades diferentes podemos dar a sensação de turbulência, sucção, agitação... Nada como estudar primeiro e depois, praticar, praticar, praticar.

Julgo que com este pequeno truque consegui (e espero que quem queira experimentar, também o consiga!) dar um efeito dramático no que poderia ser "mais um dos navios modernos", sem carisma(?).

Novamente aconselho este modelo a quem gosta de navios, mas também  a quem gosta, mas nunca construiu nenhum, por receio. Tal como acima mencionado, basta seguir as instruções, o esquema de pintura é fácil (três cores, mais duas para pormenores) e nem precisa de ser um chato como eu para obter um bom resultado. Dado que  sou um modelista lento (recordo que o modelismo para mim é um hobby!), o que os leitores vêm é o resultado de dois meses de trabalho... mas está quase terminado!

Listagem: Kit Cyber-hobby HMS DARING type 45 Destroyer #7093, tintas de esmalte da White Ensign Models (Modern Royal Navy - Light Weathered Grey, Modern Royal Navy Light Deck Grey, White, Black) e da Humbrol Gunmetal (sem número); Fotogravação extra da Gold Medal Models: Modern Royal Navy Warship #GMM700-15; Decalques extra Hawk Graphics Modern Royal Navy Ship Markings #D7006" e Atlantic Models "ATDEC-01 Decals for HMS DRAGON 1/700 scale".

Referencias (websites):

http://www.royalnavy.mod.uk/

Website Royal Navy

http://en.wikipedia.org/wiki/Type_45_destroyer

Artigo wikipedia sobre Destroyers Tipo 45


Rui Matos
Sobre o autor:

 

Comentários 

 
#1 2014-07-09 09:19
Bom dia amigo, tenho um modelo do TITANIC com todas as edições da SALVAT para construção, deixei a montagem a uns 30%, simplesmente deixei de ter paciência e o meu trabalho assim o ditou! Gostaria de saber se por acaso conhece alguem ou até mesmo o sr o gostaria de adquirir pois tenho neste momento à venda pela melhor oferta! O navio tem cerca de 1 metro e 20 +/- peça única e linda quando concluída!
www.youtube.com/watch?v=Qapq8-Rl-j4

Qualquer duvida não hesite em contactar: 912916655
Citação
 

 

logotipo7thk

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Descontos

A ENN - Editora Náutica Nacional, Lda. tem vindo a estabelecer contactos com algumas firmas e empresas com o objectivo de obter descontos para os assinantes da "Revista de Marinha"e, em alguns casos, também para os seus leitores.

Ver como AQUI !

Navios de Cruzeiro

MSC Armoria MSC Opera Princess-Danae Athena Princess-Daphne MSC Melody MSC Fantasia MSC Lirica MSC Sinfonia