1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 24 Maio

Meteorologia

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Domingo, 27 Abril 2014 00:00


3025No passado, súbitas tempestades surpreendiam por vezes os incautos navegantes longe das costas, no mar alto, provocando um sem número de tragédias. Nesses tempos não existiam previsões meteorológicas; apenas o saber de experiência feito e a observação de alguns indícios, tais como nuvens escuras no horizonte ou o comportamento estranho das aves, eram sinais de alerta, a que acresciam, como fatores de planeamento, as particularidades do local e a época do ano.

            No presente, com os grandes avanços da ciência e da tecnologia, as previsões meteorológicas são baseadas em informação recolhida de múltiplas fontes, são muito fiáveis e estão facilmente disponíveis nos orgãos de comunicação social, na internet, afixadas em placards nos edifícios das Capitanias dos Portos e nas marinas e são periodicamente radiodifundidas nos canais costeiros de aviso e segurança da navegação. Obter a previsão meteorológica é certamente um item prioritário em qualquer check list de largada, ainda no porto. Esta previsão deverá ser apreciada com cuidado, apreciação esta que deverá mesmo condicionar a execução da missão e a concretização da saída. No mar, mesmo em saídas curtas, a escuta periódica do boletim meteorológico é uma “boa prática” que qualquer navegante não deverá deixar de seguir.

            As informações meteorológicas poderão ser recebidas no formato de “carta de tempo”, ou já descodificadas, para um determinado período e área, em linguagem clara. De qualquer modo, será muito importante que o Comandante de um navio ou embarcação possua os conhecimentos de meteorologia que lhe permitam interpretar correctamente as previsões que recebe, delas retirando as devidas ilações. Alguns rudimentos elementares de meteorologia náutica poderão permitir-lhe uma melhor percepção de uma determinada situação meteorológica, da sua evolução prevísivel e até da forma como poderá condicionar a sua missão e os movimentos do seu navio ou embarcação. É por estas razões que a “meteorologia” é umas das disciplinas que normalmente integra os curricula dos planos de formação dos navegantes, designadamente dos responsáveis pela condução de navios ou embarcações, ou que exercem funções de decisão neste âmbito.

            A meteorologia, contudo, é também importante em múltiplas situações em terra, por razões de segurança ou outras, sendo fundamental, como se sabe, em todas as actividades ligadas à aeronáutica. Talvez mesmo se possa dizer que alguns conhecimentos de meteorologia fazem parte da cultura geral que se espera de qualquer cidadão.

            Por todas estas razões, em boa hora o Sr. Cte. Henrique Pereira Coutinho, um prestigiado Oficial da Marinha Mercante e Piloto Aviador, elaborou esta obra, este verdadeiro manual de “meteorologia”. Trata-se de uma publicação muito útil, sucinta e pragmática, muito ilustrada, que nas suas 71 páginas contém os elementos essenciais desta matéria, que poderá apoiar os cursos de formação náutica e que não deverá faltar nas bibliotecas de bordo de quaisquer navios ou embarcações. Como atrás mencionado, o conhecimento atempado da previsão meteorológica é um elemento fundamental para operar no mar, e noutros locais e circunstâncias, com a devida segurança. Ao editar este livro a ENN-Editora Náutica Nacional, Lda dá assim o seu contributo para o aumento de uma cultura de segurança que a todos importa reforçar.

            Poderá solicitar uma ou mais cópias desta obra para a ENN-Editora Náutica Nacional, Lda, tel 21 928 13277, t/m 91 996 4738, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal, apartado nº 2009, E.C. Colares, 2706-909 Colares. O preço de capa são 16€, que se reduzem para 12€ para os assinantes da Revista de Marinha, a que acrescem os portes de correio.

 

 


Alexandre Fonseca
Sobre o autor:

VAlmirante

Director da Revista de Marinha

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


 

Loja da Revista de Marinha

lojaonline

Descontos

A ENN - Editora Náutica Nacional, Lda. tem vindo a estabelecer contactos com algumas firmas e empresas com o objectivo de obter descontos para os assinantes da "Revista de Marinha"e, em alguns casos, também para os seus leitores.

Ver como AQUI !

Navios de Cruzeiro

MSC Armoria MSC Lirica Athena Princess-Daphne MSC Fantasia MSC Melody MSC Opera MSC Sinfonia Princess-Danae