1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 28 Maio

Marrocos estuda a compra de submarinos

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3575Desde há alguns anos que a Marinha Real de Marrocos vem manifestando intenções de vir a adquirir submarinos, para operar tanto nas aguas do Atlântico como do Mediterrâneo. O controlo dos acessos ao Estreito de Gibraltar será a razão oficial desta necessidade, mas o facto da Argélia operar submarinos já há alguns anos não deverá também ser ignorada.

            Os estaleiros russos parecem ser os mais bem colocados para vir a construir estes navios, pois os preços que oferecem são 50 % mais baratos que os preços apresentados por alemães, franceses, italianos ou espanhóis. Afigura-se que o modelo escolhido será o LADA, uma evolução do famoso KILO, que na sua versão de exportação se chama AMUR ou “Projeto 1650”. Trata-de de um navio com cerca de 1765 tons de deslocamento à superficie e que poderá ser dotado de um moderno sistema do tipo AIP, designado por Rubin.

            Tem decorrido conversações entre as autoridades Marroquinas e as congéneres Russas a este respeito, desconhecendo-se em que ponto estas presentemente se encontram. Um sinal concreto a ter em conta foi o recente envio de Oficiais da Marinha de Marrocos para a Escola de Submarinos da Marinha Italiana, em Taranto, para iniciarem o seu adestramento na operação deste tipo de meios navais.

 

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Fantasia MSC Opera Athena MSC Armoria MSC Sinfonia Princess-Daphne MSC Melody MSC Lirica Princess-Danae