1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 22 Jul

Registo da Madeira cria novas oportunidades

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Entre 2015 e o primeiro trimestre de 2016, a Euromar ajudou a colocar, em navios operados por armadores de referência 16 jovens portugueses formados pela Escola Náutica Infante D. Henrique (ESNIDH).

            3593 01O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) assume-se, cada vez mais, como um “mar de oportunidades” para que jovens portugueses formados pela Escola Náutica encontrem colocação enquanto Oficiais em navios operados por armadores de referencia, e que navegam com a bandeira lusa. Entre o início de 2015 e o primeiro trimestre deste ano, 16 jovens Oficiais formados na ESNIDH começaram a sua carreira profissional através de contactos estabelecidos pela Euromar, parceira da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira na promoção e comercialização do registo MAR. Entre os armadores que os receberam estão o Grupo Peter Dohle, a Hansa Shipping e a Carsten Rehder. A aposta continuará ao longo dos próximos anos, através do estabelecimento de parcerias quer com os armadores, quer com as entidades portuguesas que têm a responsabilidade de formar marítimos.

Empenho para gerar oportunidades de emprego

            O Registo Internacional de Navios da Madeira é gerador de empregabilidade. O crescimento da bandeira, motivado pelo aumento do número de navios presentes no MAR, deve ser acompanhado pelo incremento da aposta na formação, quer por parte do Estado português, quer por parte de entidades privadas.

            A Euromar continuará empenhada em dar o seu contributo para a colocação de jovens formandos no seu primeiro emprego. Ao mesmo tempo vem empregando, nos seus escritórios, no Funchal e em Lisboa, diversos profissionais portugueses. Também em paralelo tem estabelecido contactos com vários armadores para que estes abram escritórios na Madeira e em Portugal o que a concretizar-se – em muitos casos o feedback tem sido positivo – gerará novas oportunidades de emprego.

            Todos os indicadores mostram que o registo MAR continuará a crescer nos próximos anos, apesar da forte competição entre os diversos registos da União Europeia, como Malta e Chipre. Cada vez mais, os armadores procuram registos de sólida reputação internacional, bem cotados nos rankings e geridos de forma profissional, características que, indiscutivelmente, podem ser associadas ao Registo Internacional de Navios da Madeira.

            O crescimento, para além de gerar oportunidades de emprego para os profissionais portugueses qualificados, trará dividendos financeiros ao país e à Madeira, garantindo igualmente a Portugal uma maior influência – em virtude do crescimento da frota com a sua bandeira – nas instâncias marítimas internacionais.

            A Euromar (European Mar, Lda) é uma empresa portuguesa, sedeada na Região Autónoma da Madeira, criada por investidores alemães. Trabalha, desde Dezembro de 2013, em parceria com a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM) na promoção e desenvolvimento do Registo Internacional de Navios da Madeira. É ainda representante legal em Portugal de muitas empresas internacionais de shipping.Com escritórios em Lisboa e no Funchal, durante os últimos dois anos e meio, a Euromar promoveu o registo no MAR de mais de 200 modernos navios mercantes, pertencentes a 42 armadores diferentes, tendo assim contribuído decisivamente para o crescimento deste Registo.

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Melody Princess-Danae MSC Armoria Princess-Daphne MSC Lirica MSC Sinfonia MSC Fantasia MSC Opera Athena