1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 23 Ago

Conquistadores

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Como Portugal criou o primeiro império global

            3610Neste interessante livro, o seu autor, Roger Crowley, aborda a viagem de Vasco da Gama à India (1497/1499) e os primeiros vinte anos de presença Portuguesa no Índico, grosso modo, os vice-reinados de Francisco de Almeida e de Afonso de Albuquerque.

            Em menos de duas dezenas de anos os Portugueses, que na altura pouco excederiam o milhão de almas, foram capazes de construir um império nas margens do Oceano Índico, afrontando o poder muçulmano e os interesses estabelecidos e assegurando para si o domínio do comércio das especiarias.

            Havia então uma estratégia clara, o dominio do mar e de alguns pontos-chave, embora D. Manuel tivesse o sonho megalómano de atacar o Cairo e de reconquistar Jerusalém pela retaguarda ... Havia também uma tecnologia superior à local na navegação, na artilharia e na proteção individual do combatente. Os nossos homens eram audazes e destemidos, mas por vezes indisciplinados, procurando mais a glória pessoal do que a eficácia militar. Contudo, foram sempre poucos, alguns milhares no máximo, pois importa não esquecer que além da Índia também as praças do norte de África partilhavam os fracos recursos do reino.

            O “terror” foi uma das táticas empregues deliberadamente pelos portugueses, um verdadeiro “multiplicador de força”, com atuações por vezes de enorme ferocidade, que não podemos avaliar à luz dos padrões de hoje. Outra linha de ação sempre presente foi a “diplomacia”, buscando aliados nos rajás indús contra os muçulmanos.

            Trata-se de uma narrativa brilhante, cheia de ritmo, fruto certamente de muita investigação, que nos relata como foi possível construir o primeiro império global num curto espaço de tempo, referindo de modo cru as atuações dos nossos capitães que muitas vezes a autocensura dos historiadores lusos não refere.

            Roger Crowley é um historiador britânico, especializado nos grandes impérios marítimos europeus. Foi leitor na Universidade de Cambridge e ensinou inglês em Istambul. Viajou muito pela bacia do Mediterrâneo, região cuja cultura lhe merece muito interesse.

            Em síntese, uma obra que incide sobre um dos períodos mais brilhantes da nossa história, mas que o relata numa perspetiva algo diferente e enriquecedora, que vivamente a todos recomendamos.

            Este livro está à venda no circuito comercial das livrarias por 18,5€. Aos interessados indicamos os contactos da Editorial Presença, tel 21 434 7000, fax 21 434 7088, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal, Estrada das Palmeiras, nº 59, Queluz de Baixo, 2730-132 Barcarena.

 


 

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Armoria Athena Princess-Daphne MSC Lirica Princess-Danae MSC Opera MSC Sinfonia MSC Melody MSC Fantasia