1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 26 Abr

BARTOLOMEU DIAS escala Leixões

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3641Entre os dias 10 e 12 de junho de 2016, a fragata N.R.P. BARTOLOMEU DIAS esteve atracada ao cais no Porto de Leixões, tendo estado patente ao público, ou seja aberta a visitas da população em geral. Por alturas do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, a Armada proporcionou ao Povo do Norte permissão para visitar o navio, o que  se tornou numa forma diferente de comemorar este importante dia. Foi um 10 de Junho diferente no Norte que, naturalmente, fez “as delicias” de miúdos e graúdos, que de ponto-a-ponto quiseram ver e sentir este moderno navio de guerra.

   O N.R.P. BARTOLOMEU DIAS foi construído na Holanda e lançado ao mar em 1994, tendo servido naquele país amigo sob o nome H.NL.M.S. VAN NES. Foi posteriormente adquirida pelo Governo Português em 2006 e aumentada ao efetivo da Marinha Portuguesa em 16 de Janeiro de 2009. Tem 122,25 m de comprimento, 14,4 m de boca e uma guarnição composta por 158 militares.

   O armamento de que dispõe compreende uma peça de artilharia OTO MELARA 76 mm, 16 Mísseis MK48 VLS SEA SPARROW (SAM), 2x4 Mísseis HARPOON SSM, 2x2 tubos lança torpedos MK46 e um sistema anti-missil de 30 mm GOALKEEPER (CIWS). O navio está equipado com um radar de aviso aéreo de longo alcance LW08, um Radar de aviso combinado SMART S-3D, radar de navegação KH1007, radar de navegação LPI (Low Probability of Interception) SCOUT, Radares de controle de tiro STIR, Sonar de médio alcance PHS 36, Sonar rebocado TAS (Towed Array Sonar) Anaconda, Sistema de guerra electrónica APECS II e sistema de contramedidas antimíssil SRBOC, tendo características stealth, ou seja, «assinaturas» radar e acústica reduzidas. Esta unidade tem participado em diversas operações e missões no âmbito do apoio à politica externa do Estado, tendo tido um papel preponderante na Guiné-Bissau, em 2012, durante a “Operação Manatim”, destinada à evacuação de cidadãos Portugueses presentes naquela geografia.

Por PCA

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne MSC Melody MSC Sinfonia MSC Opera Athena Princess-Danae MSC Fantasia MSC Lirica MSC Armoria