1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 24 Set

Os Tall Ships já estão em Lisboa !

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3674 01Até ao dia 25 de julho, a paisagem ribeirinha lisboeta estará “decorada” com os Tall Ships, mais precisamente com 51 grandes veleiros dos quatro cantos do mundo. O primeiro dia do The Tall Ships Races Lisboa 2016 ficou marcado pela grande afluência do público ao cais de Santa Apolónia e pela chegada de todos os navios inscritos na regata.

            À chegada a Lisboa, o navio de Classe B JOLIE BRISE ocupa o primeiro lugar da geral, seguido do norueguês STATSRAAD LEHMKUHL, de Classe A, primeiro na sua categoria, ficando o pódio completo pelo GEORG STAGE, da mesma categoria. Os primeiros classificados das categorias C e D são, respetivamente, o ST IV, da Estónia, e o russo AKELA.

            As portas do recinto abrem diariamente às 10h00, sendo a entrada e a visita aos grandes veleiros gratuitas, assim como as inúmeras atividades disponíveis no “Passeio dos 7 Mares”. Cada navio tem o seu próprio horário de visitas, dando a possibilidade a todos os presentes com curiosidade de subir a bordo. Existe ainda uma zona de variada oferta gastronómica, diversas atividades e concertos diários, das 19h00 às 00h00, com DJ Sessions até à 01h00.

            De assinalar a “Parada das Tripulações”, e a entrega de prémios, com um percurso que sai da Praça dos Restauradores, passa a Rua do Ouro, e termina em frente à Praça do Município.

            O dia da chegada foi ainda marcado pela cerimónia de abertura, que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, de Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Ricardo Ferreira, Presidente do Lisbon Cruise Terminal, Knut Western, Chairman da The Tall Ships Races e João Lúcio, Presidente da APORVELA.

            Este ano, a The Tall Ships Races passa por quatro portos, percorrendo cerca de 1.955 milhas náuticas, tendo partido de Antuérpia (Bélgica), no dia 7 de julho. A 3674 02primeira etapa foi Lisboa, com uma estadia de 22 a 25 julho, seguindo depois para Cádiz (Espanha), onde ficam de 28 a 31 de julho. A regata termina na Corunha (Espanha), onde os navios permanecem de 11 a 14 de agosto.

            A The Tall Ships Races Lisboa 2016 tem como co-organizadores a Câmara Municipal de Lisboa, a Administração do Porto de Lisboa, o Lisbon Cruise Terminals e a APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela. Iniciada em 1956, é uma regata de grandes veleiros, com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, e que tem como objetivo promover o treino de Vela e de Mar junto dos Jovens de todo o mundo.

            A regata é organizada a nível internacional pela Sail Training International e tem lugar todos os anos em diversas rotas entre países europeus. A APORVELA é responsável pela organização e realização náutica da escala da The Tall Ships Races em Lisboa, sendo membro-fundador da Sail Training International e sua representante em Portugal. Para mais informações, visite:  http://tallshipslisboa.com/

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae MSC Melody MSC Lirica Athena MSC Opera MSC Sinfonia MSC Armoria Princess-Daphne MSC Fantasia