1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 26 Set

Novo recorde na travessia à vela do Atlântico

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


   3681Após 13 anos, o recorde da travessia do Atlântico na posse do veleiro MARI CHA IV, foi destronado em 27 horas (!), pelo COMANCHE que percorreu 2880 milhas entre Nova Iorque (Ambrose Light Tower) e o Sul de Inglaterra (Lizard Point) a uma velovidade média de 21,44 nós.

            O impressionante feito singrou-se em apenas 5 dias, 14 horas, 21 minutos e 25 segundos. Este recorde refere-se a monocasco à vela, ficando o título para os armadores Jim Clark (fundador da firma Netscape) e Kristy Hinze Clark, e para uma tripulação de 17 elementos liderados pelo boat captain Casey Smith e pelo navegador Stan Honey.

            Desde os finais de Junho que o COMANCHE aguardava por uma “janela de tempo” favoravel, que finalmente chegou ao cair da noite de 22 de Julho, e que foi aproveitada com todo o sucesso.

           O COMANCHE, que incorpora a mais recente tecnologia, tem 30,5 m de comprimento, 7,8 de boca e um calado de 6,5 m, e desloca cerca de 31 tons, tendo assim menores dimensões que a embarcação que detinha o recorde em apreço. O seu mastro tem 46 m de altura e pode armar diversas velas, com grande área vélica.

            Bonito recorde, parabéns à tripulação e à vela mundial !

                                                                                                

(Foto: Onne van der Wal)


 

Navios de Cruzeiro

MSC Melody MSC Armoria MSC Fantasia MSC Opera Athena MSC Sinfonia Princess-Danae MSC Lirica Princess-Daphne