1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 22 Nov

Apresentação do livro “Os barcos da Ria de Aveiro”

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3687 01No passado dia 5 de Agosto de 2016, dia que marcou o início da segunda edição do “Ílhavo Sea Festival”, com a visita ao porto de Aveiro de diversos veleiros nacionais e estrangeiros, e que se estendeu durante todo o fim-de-semana, serviu igualmente para propiciar o dia escolhido pelo Sr. António Marques da Silva, Capitão da Marinha Mercante, para, perante uma assistência interessada, fazer a apresentação do seu mais recente livro, uma obra visando a construção de diversas embarcações típicas, utilizadas em larga escala na ria de Aveiro, tais como o “moliceiro do norte”, o “barco mercantel”, o “matola” (também identificado por “moliceiro do sul”), a “barca da junta” e o “barco de mar”.

            O livro agora apresentado vem complementar, com inexcedíveis detalhe e rigor, um livro publicado anteriormente pelo mesmo autor, visando a mesma temática.

            Na oportunidade, merece ser realçada a excelente qualidade gráfica posta nos desenhos explicativos da técnica empregue na construção dos modelos destas embarcações, que permitem perpetuar o conhecimento do seu fabrico às 3687 02gerações futuras, tal como foram vistas ao longo dos anos na periferia lagunar.

            A obra em referência foi apresentada a bordo do lugre SANTA MARIA MANUELA, por cortesia do proprietário e armador, a empresa Pascoal & Filhos, ali representada pelo seu administrador, Dr. Aníbal Paião, e contou igualmente com a presença do Eng.º Paulo Costa, vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ílhavo e de uma agradável representação de elementos ligados ao Grupo de Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo.

Por  R. D.

 


 

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

Athena MSC Sinfonia MSC Fantasia MSC Armoria MSC Lirica Princess-Daphne Princess-Danae MSC Opera MSC Melody