1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 20 Ago

Ílhavo Sea Festival 2016

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


           3690Organizado pela Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), com o apoio e colaboração da Administração do Porto de Aveiro (APA) e de diversas outras entidades, realizou-se entre 5 e 8 de Agosto, no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, o Ílhavo Sea Festival 2016, grande evento náutico no qual estiveram presentes 15 veleiros de 7 nacionalidades e mais de 600 tripulantes.

            O grande sucesso verificado tanto em 2008, com Ílhavo a integrar pela primeira vez, como host port, uma regata da STI (Sail Training International), a Regata comemorativa dos 500 Anos do Funchal, como em 2012, ano do 75º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo e dos veleiros SAGRES, CREOULA e SANTA MARIA MANUELA, motivou a CMI para a realização deste grande evento náutico, projectando mais uma vez além fronteiras o Município de Ílhavo que ... tem o mar por tradição.

            Os 15 veleiros presentes, entre os quais 6 da classe A e 5 da classe B, que participavam na última etapa da Tall Ships Races 2016 entre Cadiz e a Corunha, efectuada em cruise-in-company, foram os seguintes: SANTA MARIA MANUELA, CREOULA e a caravela VERA CRUZ (Portugal), STATSRAAD LEHMKUHL e CHRISTIAN RADICH (Noruega), LORD NELSON, PELICAN OF LONDON, MAYBE, BLACK DIAMOND OF DURHAM e CHALLENGE WALES (Reino Unido), RUPEL e TOMIDI (Bélgica), ST IV (Estónia), SPANIEL (Letónia) e HOSANNA (França).

            Com o objectivo de proporcionar uma vivência directa da vida do mar a bordo de um veleiro, a CMI patrocinou o embarque a cerca de 50 instruendos que, divididos em dois grupos, embarcaram entre Cadiz e Ílhavo e Ílhavo e a Corunha.

            Foi registada a visita de cerca de 150.000 pessoas oriundas de todo o país assim como de outros países europeus, que para além da oportunidade de visitar 3690 02os veleiros presentes, puderam participar em diversas iniciativas como foi o caso do Festival de Ciência, dos simuladores de surf e de bodyboard, mostra de artesanato, Feiras do Livro do Mar e de Velharias, concertos, DJ’s, etc.

            Nos dias do festival o cais tornou-se numa pequena cidade, com todas as comodidades necessárias às tripulações dos veleiros, para o que foi necessário contar com o empenho diário de uma equipa de cerca de 100 pessoas (70 voluntários e 30 funcionários municipais), que proporcionaram às tripulações um intenso programa desportivo e cultural e diversos momentos de lazer, para além de solucionarem algumas necessidades (avarias, compras, transportes, etc).

            Pena foi que a tão esperada e sempre espectacular “parada naval”, realizada no último dia do festival à saída da Barra, tenha sido prejudicada já que, por razões de segurança da navegação, face à previsão de mau tempo para a zona da Corunha, porto onde os veleiros terminavam a sua participação na Tall Ships Races 2016, teve que ser antecipada para uma hora pouco convidativa para o público, para além de não poder contar com a participação de alguns veleiros que tiveram de partir na véspera.

            Está de parabéns a Câmara Municipal de Ílhavo pelo êxito do grande evento náutico que foi o Ílhavo Sea Festival 2016, cuja organização mereceu os mais rasgados elogios dos representantes da STI presentes, o que é um bom sinal para o futuro.

                                                                                                        T. C.

Obs : fotos de Etelvina Almeida, a quem muito agradecemos.


 

Navios de Cruzeiro

MSC Armoria MSC Melody MSC Opera Princess-Danae MSC Fantasia MSC Sinfonia Athena Princess-Daphne MSC Lirica