1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 20 Ago

A Semana do Mar do Faial

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


          3692Chegou ao fim mais uma edição da Semana do Mar e do seu Festival Náutico, desta feita a 41ª edição, que decorreu de 5 a 14 de agosto. Foram 10 dias intensos de desportos náuticos, sol e muita emoção na cidade da Horta, na Ilha do Faial, nos Açores.

            O Festival Náutico da Semana do Mar 2016 começou com a habitual Travessia do Canal a nado, na sexta-feira, 5 de agosto. A travessia realizou-se no sentido Faial/Pico, com a presença de 27 nadadores. Foi uma prova dura, com as condições de mar a crescer ao longo do decorrer da prova, limitando a apenas sete nadadores chegar ao final da prova, dentro do tempo estipulado. Rui Tejo foi o mais rápido, com o tempo de 3 horas, 7 minutos e 45 segundos.

            O sábado, 6 de agosto, foi dedicado às provas de Canoagem de velocidade, pela manhã, e de fundo, de tarde. Também, durante o dia, se realizaram provas de windsurf. Para a noite, estava agendado o Caldo de Peixe “como tudo começou…”, que chama todos os sócios, iatistas e participantes das provas náuticas da Semana do Mar para um agradável convívio, ao sabor de um caldo de peixe caseiro.

            No primeiro domingo da Semana do Mar, a 7 de agosto, realizou-se o desfile dos participantes do Festival Náutico, entre o Clube Naval da Horta e a Praça do Infante, e a Cerimónia de Abertura Oficial da Semana do Mar. À tarde, realizou-se o Regional de Canoagem de Mar, uma prova do calendário da Associação Regional de Canoagem dos Açores, num percurso de 15 Km que contou com a presença de 24 canoístas de clubes das ilhas do Faial, Terceira e São Miguel.

            Durante a tarde de domingo, o Clube Naval da Horta ofereceu à comunidade faialense uma novidade no seu programa, com a primeira sessão do BodyRoots Sup Yoga, uma atividade onde os participantes praticam Ioga no mar em pranchas de SUP, ligadas a uma plataforma central. As sessões decorreram de segunda a sexta-feira, na Praia do Porto Pim.

            Na segunda-feira, 8 de agosto, deu-se início aos três dias do XI Encontro Internacional de Vela Ligeira, que mais uma vez juntou cerca de 100 velejadores de 3692 01várias ilhas dos Açores, da Madeira e do Continente. As provas decorreram nas manhãs de segunda, terça e quarta-feira, realizando-se o jantar convívio de entrega de prémios na noite de quarta-feira.

            Na tarde de terça-feira, 9 de agosto, destaque para a largada da 2ª etapa da Regata atlântica “Les Sables - Les Açores - Les Sables”, para os 22 veleiros da classe Mini 6.50, que liga as cidades de Sables d’Olonne e da Horta.

            Na quarta-feira, 10 de agosto, realizou-se a prova de mini-veleiros.

            A quinta-feira, 11 de agosto, iniciou-se com o XI Troféu Cidade da Horta para Escolas de Vela, que contou com a participação de velejadores do Clube Naval da Horta e do Clube Naval da Madalena do Pico. Pelas 15h concretizou-se a Travessia Curta da Doca, com os 34 participantes a nadarem a distância de 300 m entre a rampa da Doca Antiga e a escaleira do Cais de Santa Cruz. Pelas 17h, deu-se início aos primeiros jogos de série do Polo Aquático. Ainda na mesma tarde, realizou-se a Regata dos Velhotes, que põe adultos com mais de 30 anos, a competir entre si em embarcações da classe Optimist.

            A sexta-feira, 12 de agosto, começou com outra das novidades da Semana do Mar, com a realização da Prova do Campeonato Regional de Vela Sénior, que decorreu nas manhãs de sexta-feira e sábado. Pelas 15h, decorreu a Travessia Longa da Doca, que juntou 16 nadadores na distância de 650 m entre a ponta da Doca Antiga e a rampa de Santa Cruz. Pelas 17h ocorreu a final de Polo Aquático.

            Entrando na reta final deste Festival Náutico, na manhã de sábado, 13 de agosto, a marina junto ao CNH foi palco da prova de Apneia Dinâmica com Barbatanas, que juntou 22 participantes da modalidade. A tarde iniciou-se com a prova de Semi-rápidas de Xadrez da Semana do Mar. Mas as emoções estavam voltadas para as provas de vela e remo de Botes Baleeiros. Destaque para a prova de vela, que contou com 22 botes baleeiros, das ilhas do Faial e Pico, colorindo a baía com as suas velas. À noite, todos os participantes se juntaram para o jantar convívio de entrega de prémios.

            3692 02Durante a semana realizaram-se as quatro famosas regatas de Vela de Cruzeiro: na segunda-feira a “Regata dos Solitários”, que homenageia Genuíno Madruga, o conhecido velejador que por duas vezes circum-navegou o planeta em solitário; na quarta-feira decorreu a “Regata Troféu Horta”; na sexta-feira foi o dia das senhoras ao leme, com a “Regata das Sereias”; deixando para o último domingo a “Regata do Canal”.

            Também a secção de Pesca Desportiva contou com várias provas, designadamente a Prova de Barco, em Corrico, a Pesca de Barco, de Fundo, a Prova de Pesca de Costa Noturna, a prova infantil de pesca de costa e a prova de Pesca de Costa Diurna.

            Para terminar o programa, no último domingo, 14 de agosto, realizou-se o jantar convívio de entrega de prémios para os participantes nas regatas de Vela de Cruzeiro, Regata dos Velhotes e Pesca Desportiva. Neste evento, o Presidente da Direcção do CNH, José Decq Mota, agradeceu a presença a todos os que participaram nas provas do Festival Náutico. Aproveitou ainda para formular o convite para voltarem no próximo ano, acompanhados por novos participantes, para engrandecerem aquele que é o maior Festival Náutico do país!


 

Navios de Cruzeiro

MSC Sinfonia Athena Princess-Daphne Princess-Danae MSC Fantasia MSC Melody MSC Lirica MSC Armoria MSC Opera