1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 30 Abr

Shipping Statistics and Market Review 2016 vol 60 – nº 8

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


           3726O Institute of Shipping Economics and Logistics (ISL) é uma fundação independente, não comercial, fundada em 1954, em Bremen. Tem vindo a ganhar merecido prestigio, sendo hoje uma das mais crediveis instituições de pesquisa do cluster marítimo europeu. Está organizado em três departamentos, “Sistemas Logísticos”, “Informação Logística” e “Economia do Transporte Marítimo”, apoiados pelo SEABASE, a Biblioteca e o Infocenter, este considerado um organismo de referencia quanto a estatísticas da economia e logística marítimas.

            As publicações mais importantes publicadas pelo ISL são a série Shipping Statistics and Market Review (SSMR), o ISL Shipping Statistics Yearbook (SSYB) e o ISL Monthly Container Port Monitor (MCPM). Os SSMR’s são publicados nove vezes por ano, com edições duplas em Janeiro / Fevereiro, Maio / Junho e Setembro / Outubro e abordam, sucessivamente, as diversas facetas do shipping e do movimento portuário.

            A publicação que comentamos é a SSMR relativa a Agosto de 2016, o nº 8 do vol 60, com foco no tema World Passenger and Cruise Shipping / ISL Cruise Fleet Register, abordando assim uma das poucas áreas do shipping que não está em crise. Após algumas páginas de comentários, apoiados em gráficos e tabelas, segue-se o registo dos navios de cruzeiro e dos seus armadores, aquisições, encomendas de novas construções, listagem por bandeira, etc. Por fim alguns indicadores económicos e informação relativa aos mercados de frete.

            O número de navios de cruzeiro em operação, assim nos é indicado, vai ultrapassar a marca das 300 unidades no fim de 2016, com um número total de camas de 500.000! Catorze navios entraram ao serviço no último ano, entre os quais o HARMONY OF THE SEAS, com cerca de 226.000 tons de deslocamento e podendo transportar 5.494 passageiros, o que o torna no maior navio deste tipo. O nosso antigo ATLÂNTIDA é mencionado, sendo agora o SPITSBERGEN, ao serviço do operador nórdico Hurtigruten.

            Em síntese, uma publicação com informação atualizada e fidedigna, muito útil para quem se interesse de modo profissional pelo shipping. O custo de uma assinatura anual desta publicação são 535€, na versão clássica, e de 450€, na versão digital. É possivel adquirir exemplares soltos das edições mensais no formato digital.

            Aqui deixamos os contactos do ISL, tel (0049) 421 220 960, fax 421 220 9655, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal Universitaetsallee 11 – 13, 28359 Bremen, Alemanha.


 

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Opera MSC Melody MSC Sinfonia MSC Fantasia Princess-Danae MSC Armoria Princess-Daphne Athena MSC Lirica