1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 26 Abr

Clube Militar Naval – 150 Anos

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


      3734Fundado em 15 de Novembro de 1866, o Clube Militar Naval (CMN) é uma associação privada de Oficiais e Cadetes de Marinha, que abraçaram a carreira militar naval como profissão. Os seus estatutos, através do parágrafo 1 do artigo 3º, definem claramente os propósitos “... fazer convergir os esforços colectivos dos Oficiais que constituem este grupo para que a Corporação da Armada sirva com abnegação, zelo e denodo o seu País”.

            Ao longo dos seus 150 anos de vida o CMN foi sempre, incluindo o período do Estado Novo, um espaço de reflexão e debate, livre, franco e aberto, e como os estatutos rezam, no parágrafo 3 do artigo 1º, procurando “... excitar por meio de palestras ciêntificas e literárias, por adequadas publicações e por todos os meios iguais, os estímulos geradores das grandes nações, e os factos que honram a humanidade, para que os Oficiais se tornem distintos e continuem a conservar as tradições gloriosas da Marinha Portuguesa”.

            Esta edição, que se insere nas comemorações, presentemente em curso, dos 150 anos do Clube, foi responsabilidade conjunta do CMN e da Comissão Cultural de Marinha e teve como coordenador o C.m.g. Costa Canas. Após uma “introdução”, seguem-se diversos textos adaptados de outros tantos já publicados nos “Anais do Clube Militar Naval”, a publicação oficial do Clube , e uma das mais antigas revistas navais do mundo. “A Marinha Portuguesa no séc XIX”, “A génese do CMN”, “A Marinha após 1866”, “O CMN e as suas sedes” e “Clube Militar Naval – 150 anos” são assim temas sucessivamente abordados.

            A Revista de Marinha congratula-se com a efeméride e felicita o Clube Militar Naval e os responsáveis por esta obra de elevada qualidade! Em edição cartonada, de excelente apresentação, que embora focada numa associação profissional nos retrata os últimos 150 anos da Marinha e do nosso país, este número especial será certamente um livro obrigatório para os sócios do CMN, mas útil também para quem se interesse pela nossa história recente, pelos séculos XIX e XX.

            O livro em apreço, com um preço de capa de 10€, poderá ser adquirido por qualquer interessado nas instalações do CMN, tel 21 354 2122, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal Av. Defensores de Chaves, nº 26 1000-117 Lisboa.


 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera Princess-Daphne MSC Armoria Athena MSC Lirica MSC Fantasia MSC Sinfonia Princess-Danae MSC Melody