1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 21 Out

The best I(n) can

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


     3767Este é um livro cativante, criativo, pronto a devorar do princípio ao fim, quer pela excelente fotografia de inesperadas e requintadas iguarias recém-criadas a partir de conservas de pescado, quer pela originalidade da ideia de associar cantores e músicos de difentes géneros musicais à degustação de cada novo prato.

            Trata-se de uma edição de Novembro 2016, um texto bilingue, em português e inglês, que ao longo de cerca de 170 páginas profusamente ilustradas, combina a genial iniciativa do dono do restaurante “Can the Can”, Rui Pregal da Cunha (músico fundador dos “Heróis do Mar”, profissional de publicidade e audio-visual), com o talento criativo de um chef grego, Akis Konstantinidis (ex-arquiteto agora dedicado a outros traços reveladores da sua maestria!), a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) e ainda vários nomes bem conhecidos do panorama musical nacional.

            O objetivo é divulgar, dentro e fora do território nacional, a utilização das nossas conservas de forma inovadora, a partir de requintadas receitas inventadas pelo chef Akis Konstantinidis com produtos de cada uma das empresas conserveiras associadas da ANICP, alterando por completo o nome e a imagem mental que muitos de nós conservávamos, como o livro refere ... se estávamos habituados a ver às nossas mesas apenas sardinhas e atum em lata acompanhados por desenxabidos legumes cozidos ou transformados em indistintos patés, neste restaurante assistimos a triunfos culinários com cavalas, carapaus, ovas de sardinha, lulas, polvo, chocos, robalo, dourada, xaputa, peixe-espada, barriga de atum(...) quase como se o mar português coubesse em boa parte numa lata.

            Revelando-nos, simultaneamente, a interessante história de cada uma das 18 empresas de conservas ligadas à ANICP com cujo produto foi recriada cada iguaria, alternando fotografias dos pratos e do momento da degustação pelos músicos convidados, o livro apresenta-nos ainda uma “História da Indústria de Conservas de Peixe em Portugal”, ... o caminho percorrido durante mais de século e meio até chegar às mais de 700 referências atuais, fazendo com que o setor conserveiro volte a ser hoje ... um ícone nacional. As marcas inesquecíveis deixadas pelas litografias e tipografias do passado estão preservadas ainda hoje, como nos dizem, no mais célebre livro sobre a indústria conserveira nacional, “O livro de Ouro das Conservas Portuguesas de Peixe”, editado em 1938 pelo Instituto Português de Conservas de Peixe, cuja coordenação coube então ao célebre realizador de cinema Leitão de Barros, com ilustrações de pintores de renome como Raquel Gameiro Ottolini, Jaime Martins Barata e Rodrigues Alves e fotos de Ferreira da Cunha e do 2º ten. de Marinha Almeida Graça, entre outros.

            A iniciativa “The best I(n) can” é uma obra que recomendamos, não só pela curiosidade das apelativas receitas capazes de atraír o cliente/leitor mais céptico em matéria de conservas de pescado, como pelo interesse das estórias de cada indústria conserveira aqui referida. Uma espécie de “Segundo livro de Ouro” das Conservas de Peixe Portuguesas, agora recriadas com toque e paladar internacional, um verdadeiro cartão de visita do jovem Restaurante “Can the Can” , a cujo dono, Rui Pregal da Cunha, e sua equipa, a Revista de Marinha felicita e deseja muito sucesso.         Parabéns ainda, aos autores dos textos, aos fotógrafos Rupert Eden e Mariana Motta Veiga, aos responsáveis pelo feliz design gráfico e à editora LeYa, Casa das Letras.

            O livro está à venda no restaurante “Can the Can”, por 23,9€ e breve estará em todas as livrarias. Outras informações: Restaurante “Can the Can”, Praça do Comércio, nº82, 1100-083 Lisboa, telef. 91 400 7100.

Por FF


 

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Melody MSC Opera MSC Sinfonia MSC Armoria Athena MSC Fantasia Princess-Daphne Princess-Danae MSC Lirica