1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 24 Jun

Novo Capitão do Porto em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3774No passado dia 4 de Outubro realizou-se na Capitania do porto da Póvoa de Varzim, a cerimónia da tomada de posse do novo capitão dos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, CTen. José Marques Coelho.

            Os presidentes das Câmaras Municipais de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, respectivamente a Drª Eliza Ferraz e o Sr. Aires Pereira, estiveram presentes na cerimónia, que simultaneamente marcou a despedida do CFrag Artur Simas Silva, que cessou as suas funções.

            Na cerimónia que se revestiu de grande simplicidade, mas com enorme simbolismo, presidida pelo comandante da Zona Marítima Norte, C.m.g. Pereira Teixeira, usou da palavra o presidente da edilidade poveira, que aproveitou o momento para entregar o Voto de Louvor atribuído pela Câmara Municipal ao atrás referido oficial, subscrito nos seguintes termos: ... Ao terminar a comissão de serviço que o Capitão-de-fragata Artur Simas Silva prestou na Póvoa de Varzim, como Capitão do nosso Porto e Comandante Local da Polícia Marítima, impõe-se reconhecer, e louvar, a colaboração que aquele quadro superior da nossa Marinha prestou à Póvoa de Varzim. De facto, no exercício daquelas funções, esteve sempre disponível e empenhado para, com o município, implementar nas nossas praias as medidas que conduzissem à melhoria das suas condições de segurança, de ordenamento e de fruição. O esforço do município para a criação de um ambiente de crescente qualidade, necessário para a afirmação da Póvoa de Varzim como um destino balnear de excelência, contou sempre com o apoio entusiástico do Capitão-de-fragata Simas Silva, que igualmente foi notório na procura da melhoria das condições de navegabilidade e segurança do nosso Porto de Pesca. O Capitão-de-fragata Simas Silva é, pois, credor do reconhecimento e do louvor do município”.

           3774 01 No final da alocução, o presidente da câmara da Póvoa de Varzim fez ainda questão de oferecer uma miniatura da lancha poveira de pesca do alto FÉ EM DEUS, considerada um ex-libris local, assinalando a passagem no exercício de funções deste distinto oficial pelo município poveiro.

            Acto continuo teve também oportunidade para usar da palavra a presidente da câmara de Vila do Conde, Drª Elisa Ferraz, que na circunstância agradeceu o excelente trabalho realizado com acerto na área marítima circunscrita à sua cidade, no porto e praias, pelos altos níveis de segurança ali desfrutados. E, por esse mesmo motivo, fez saber que o município vilacondense, em plena sintonia com a edilidade poveira, vai igualmente granjear-lhe um reconhecido voto de louvor, que lhe será entregue numa primeira oportunidade.

            Antes dos discursos oficiais e do acto de posse do novo capitão dos portos, usou também da palavra o sr. José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, para muito sentidamente agradecer o trabalho e apoio recebido do CFrag Simas Silva, que muito eficazmente contribuiu para que durante o seu exercício de funções, fossem salvas as tripulações de duas embarcações de pesca naufragadas, em zona próxima destes portos.3774 02

            Após realizada a leitura da ordem do dia, foi a vez de discursar o C.m.g. Pereira Teixeira, felicitando o CFrag Simas Silva pelo trabalho desenvolvido e que espera possa ser continuado com igual agrado, agora sob o novo comando do CTen Marques Coelho..

            Além dos presidentes das câmaras já citadas, estiveram igualmente presentes na cerimónia diversos vereadores de ambas as autarquias, oficiais da armada e do exército, representantes da Guarda Republicana, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Polícia de Segurança Pública, além de um considerável número de convidados.

Por Reinaldo Delgado

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica MSC Armoria MSC Opera MSC Fantasia MSC Melody MSC Sinfonia Athena Princess-Danae Princess-Daphne