1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 20 Ago

Embarco

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Revista de Estudos Marítimos do Algarve

         3785Trata-se de uma publicação periódica, com edição do Museu Municipal de Olhão, com o objetivo de divulgar textos e trabalhos com foco nas ciências sociais e humanas, designadamente na história e cultura do litoral do Algarve.

            O exemplar que comentamos, que só recentemente um familiar residente no Algarve nos fez chegar, foi impresso em Novembro de 2015, teve a coordenação da Dra. Veralisa Brandão e uma tiragem de 500 exemplares. O financiamento foi assegurado pelo Programa Operacional da Pesca – PROMAR.

            A revista abre com numa mensagem do Dr. António Pina, Presidente da Camara Municipal de Olhão, que nos refere que ... aqui encontramos estudos de história e cultura marítima da região, com o objetivo de divulgar e valorizar o património cultural das comunidades marítimas algarvias. Segue-se um editorial, assinado por Veralisa Brandão, que se refere mais detalhadamente aos objetivos da publicação e que termina evocando o Prof. Dr. António Rosa Mendes, um académico que deu um importante contributo para o estudo da História do Algarve e que quem estas linhas escreve teve o prazer de conhecer.

            Apresentam-se em seguida sete textos, “Sal e Pesca no Algarve Romano”, de João Bernardes e Cassandra Gonçalves, “O quotidiano dos homens do mar no Compromisso Marítimo de Olhão (1765 – 1873)”, de Veralisa Brandão, “As Pescarias no contexto do plano pombalino de restauração do Reino do Algarve”, de Andreia Fidalgo, “A Pesca em Olhão nos finais do sec. XVIII”, de Hugo Cavaco, “A Casa dos Pescadores de Olhão – enquadramento corporativo das gentes do mar”, de Joana Macedo, “O antigo arraial Ferreira Neto – memórias da sua arquitetura e do quotidiano da sua companha”, de Marco Lopes e “Património cultural marítimo – vila de ameijoas”, de Veralisa Brandão. De assinalar que muitos dos autores são docentes ou discentes na Universidade do Algarve.

            Em síntese, uma publicação de excelente aspeto gráfico, de muito valor para quem se interesse por temas relacionados com a cultura das gentes do litoral algarvio.

            A Revista de Marinha felicita o Municipio de Olhão por esta meritória iniciativa, à qual desejamos longa vida, a bem da cultura de uma das regiões de mais acentuada maritimidade do nosso país.

            A Embarco não se encontra disponivel nos circuitos comerciais. Aos interessados aqui deixamos os contactos do Museu Municipal de Olhão, tel 28 970 0103, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal, Edificio do Compromisso Marítimo, Largo da Restauração, 8700-350 Olhão.

 


 

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Melody Athena Princess-Daphne MSC Armoria MSC Sinfonia Princess-Danae MSC Opera MSC Lirica MSC Fantasia