1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

revista O Desembarque

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Segunda, 09 Janeiro 2017 00:00


        3791É a publicação periódica da Associação de Fuzileiros (AFz), focada na problemática daquele Corpo de Tropas e abordando temas do presente a par com vividas recordações do passado. Com uma tiragem de 2.000 exemplares, tem como diretor o Cte. José Ruivo, Presidente da Direção da AFz.

            O exemplar que aqui comentamos, o nº 25, referido a Novembro de 2016, abre com um editorial da responsabilidade do seu diretor, que glosa o termo camarada, que associa ao sentimento de pertença a um conjunto de valores e principios comuns e à partilha de espaços e de interesses.

            Seguem-se oportunas reportagens relativas ao XXIII Encontro Nacional de Combatentes, no dia 10 de Junho, ao Dia do Fuzileiro, onde se assinalam intervenções do C/Alm. Sousa Pereira, então Comandante do Corpo de Fuzileiros e do Cte. José Ruivo, e do “Dia da Escola de Fuzileiros”, que coincidiu com o Juramento de Bandeira do Curso de Formação Básica de Praças (1ª edição de 2016). De assinalar sob o título Pensamento & Reflexão os interessantes textos “Sobre a reestruturação do Corpo de Fuzileiros”, do C.m.g. fz ref Hernâni Vidal de Rezende e “Bissau em chamas – os fuzileiros de volta à Guiné”, do V/Alm. ref Reis Rodrigues. O C.m.g. fz Alberto Rebordão de Brito (1942 – 1994) é objeto de uma merecida homenagem num texto de 10 páginas que recolhe alguns depoimentos de camaradas e amigos. O Cte. Rebordão de Brito, recorde-se, foi um dos militares portugueses mais condecorados, ostentando a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, com palma.

            Completam este número da revista referencias às atividades das delegações da AFz e da Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros e os convivios de diversos Destacamentos e Companhias que serviram em África. No verso da contracapa, a justa homenagem aos sócios recentemente falecidos.

            Em síntese, uma revista feita por fuzileiros e para fuzileiros, com excelente aspeto gráfico, que contém também textos de interesse para quem acompanhe a temática das Forças Armadas ou a história das recentes operações militares em África.

            A RM felicita o Editor Principal e os seus colaboradores pela elevada qualidade da publicação em apreço, elo de ligação entre os membros de uma associação que tem como mote ... fuzileiro uma vez, fuzileiro para sempre.

            Esta revista não se encontra à venda nos circuitos comerciais; aos interessados indicamos os contactos da AFz, tel 21 206 0079 / 92 797 9461, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal Rua Miguel Pais, nº 25 1º Esq. 2830-356 Barreiro.

 


 

Loja da Revista de Marinha

lojaonline

Descontos

A ENN - Editora Náutica Nacional, Lda. tem vindo a estabelecer contactos com algumas firmas e empresas com o objectivo de obter descontos para os assinantes da "Revista de Marinha"e, em alguns casos, também para os seus leitores.

Ver como AQUI !

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae Princess-Daphne MSC Opera MSC Fantasia Athena MSC Sinfonia MSC Armoria MSC Lirica MSC Melody