1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 26 Abr

Jornal da Marinha

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3824Este livro, com o esclarecedor sub-título “chefias, mudanças, permanências e desempenhos nos últimos 180 anos”, aborda a evolução da Marinha Portuguesa nos dois últimos séculos. Faz uma análise sintética, cronológica, tratando, entre outros aspetos, o contexto político nacional e internacional, os titulares de cargos de Ministro e de Chefe Militar e respetivos desempenhos, a organização, a esquadra e as suas missões e a evolução das tecnologias e o seu impacto entre nós.

            Como se sabe, nos fins do sec. XVIII a Marinha Portuguesa tinha uma dimensão razoável e as suas naus e fragatas ombreavam com as da Royal Navy, com as quais, aliás, colaboraram no Canal da Mancha e no Mediterrâneo. Mas a rápida evolução tecnológica de meados do sec. XIX, com a substituição da madeira pelo ferro e com a propulsão a mudar da vela para o vapor, a que acresce uma muito maior complexidade na artilharia, ditaram o fim da autonomia nacional no armamento naval, que passou a ser na sua maioria importado. Por outro lado, uma Marinha não existe de per si, existe num determinado país, serve uma determinada sociedade, que naturalmente a condiciona.

            O autor, o sociólogo João Moreira Freire, foi em jovem aluno da Escola Naval e Oficial da Armada, o que lhe dá uma especial sensibilidade para abordar estes temas. Embora uma análise deste tipo implique sempre alguma subjetividade, é notória na investigação subjacente a esta obra a procura da fundamentação das afirmações que nos traz.

            O livro abre com uma curta introdução a que se seguem quatro capítulos: o período da Monarquia Constitucional (1834 – 1910), o período da República Parlamentar (1910 – 1926), o período da Ditadura Militar e do Estado Novo (1926 – 1974) e o período da Democracia (1974 – 2014), fechando com notas finais e bibliografia.

            Em síntese, um livro bem construido, com um texto fundamentado, de interesse para quem serve ou serviu na Armada, ou para quem se interessa pela história recente do nosso país.

            O autor, o Prof. Dr. João Moreira Freire, Professor Catedrático aposentado do ISCTE, e o editor, Dr. Fernando Mão de Ferro, das Edições Colibri, merecem o nosso aplauso por terem escrito e editado uma obra de grande interesse e qualidade. Encontra-se à venda no circuito das livrarias, com um preço de capa de 20€. Contactos da editora, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , tel 21 931 7499, endereço postal: apart. nº 42001, 1601-801 Lisboa

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae Princess-Daphne Athena MSC Lirica MSC Fantasia MSC Armoria MSC Melody MSC Sinfonia MSC Opera