1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 26 Mar

Portugal ganha dimensão na Boot Dusseldorf 2017

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3825A Boot 2017 decorreu em Düsseldorf, na Alemanha, de 21 a 29 de Janeiro. Com 1.800 expositores de 70 nacionalidades, 242 mil visitantes vindos de 70 países e 2 mil jornalistas, a Boot é um dos maiores eventos de promoção da náutica e dos desportos aquáticos.

            É de salientar o aumento da presença da portuguesa que este ano registou um total de 44 expositores, incluindo os que participam sob a marca umbrella “Sea of Portugal”. Sabendo que da Europa central e do norte provêm mais de 80% dos clientes dos expositores Portugueses, é oportuno referir que os visitantes, eram precisamente da Alemanha, França, Reino Unido, Benelux, Escandinávia, Itália e Suíça, e incluindo também a Europa de Leste (Croácia, República Checa, Hungria).

Boot 2017

            A participação conjunta “Sea of Portugal”, marcou presença pela 2.ª vez consecutiva, com o objectivo de internacionalizar a náutica e o turismo náutico português, integrando 19 empresas e instituições portuguesas, divididas por 3 pavilhões e pelos sectores: vela, charters, marinas, mergulho, passeios, observação de cetáceos, surf, windsurf, turismo náutico e embarcações. Com uma presença mais alargada (Norte a Sul), das embarcações ao surf, abrangemos uma vasta oferta, associada à nossa história, às paisagens e gastronomia, à inovação dos nossos estaleiros, disponível para quem procura a boot e vai decidir umas férias ou a compra de uma embarcação. Os expositores nacionais apostaram para além da promoção dos seus serviços/produtos, na divulgação das regiões de origem.

            A Associação de Turismo de Portimão fez-se acompanhar por entidades locais (Marina de Portimão, Ocean Revival e Subnauta), com destaque para Portimão, enquanto destino turístico por excelência ao longo de todo o ano. No mergulho, o Ocean Revival continuou a atrair 3825 01interesse. Estiveram ainda presentes empresas de charters, de Portimão (Abraçar as Ondas e Portiate) e Lisboa (Palmayachts), bem como a Marina de Lagos.

            A Câmara Municipal de Vila do Bispo integrou várias empresas locais (Cape Cruiser, Divers Cape, International Surf School, Mar Ilimitado, Portugalsoul by Xtremeonder, Pura Vida Divehouse, SeaXplorer – Boat Trip & Fishing e Wind4all) e promoveu a sua oferta turística, realçando as ondas perfeitas para desportos aquáticos, a observação de várias espécies de aves marinhas e cetáceos, o Turismo de Natureza, mergulho e a arqueologia subaquática.

            A “Sun Concept-Solar Boat Builders”, de Olhão, foi o representante da inovação dos estaleiros Portugueses, com o barco SunSailer 7.0 MT, a única embarcação electro solar da feira. Do Norte do país, destaque para a Câmara Municipal de Espinho, que fez a promoção das suas praias, da Arte Xávega e da Marca "Espinho Surf Destination", bem como do Concelho.

            Com a diversidade e o aumento de expositores, quase em 60%, o “Sea of Portugal” adquiriu escala e levou, este ano, uma representação mais transversal de Portugal, mostrando que somos um país de eleição dos amantes do mar e dos desportos aquáticos, para além da oferta inovadora dos nossos estaleiros. Trabalhámos em parceria com a organização da feira, para termos uma presença mais activa.    A “WAVE”, no Pavilhão 2, provou ter a onda perfeita para surfistas e outros visitantes da boot 2017, tendo contado com as demonstrações da atleta portuguesa Joana Schenker, actual tricampeã do Circuito Europeu de Bodyboard, patrocinada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, que permitiu dar um maior 3825 02destaque à prática de desportos náuticos em Sagres e em Portugal.
            O cliente estrangeiro procurou informações relacionadas com a costa Portuguesa, oferta do património natural, praias e áreas naturais, condições marítimas, fauna, actividades de natureza, aulas de surf com​ alojamento associado (surf camp), etc. Queria um destino novo, de curta distância (dentro de Europa), seguro e com natureza conservada.

            O interesse na prestação de serviços náuticos foi grande, com muitos interessados em colocar a sua embarcação em Portugal e usufruir dos serviços de manutenção, gestão e acompanhamento permanente. As Marinas Portuguesas também estiveram em grande, respondendo a questões que iam para além das amarrações e avaliando a oferta turística abrangente (disponibilidade de barcos charter, serviços turísticos, actividades de animação, etc.).

            A Boot é sem dúvida um drive para a Náutica e Desportos Aquáticos Portugueses. Feito o balanço, as datas da próxima edição já estão definidas: 20 a 28 de Janeiro de 2018 e o “Sea of Portugal” já está a trabalhar na próxima presença. Esperamos pelos entusiastas!

Por   JMR

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Sinfonia MSC Fantasia MSC Armoria MSC Lirica Athena MSC Melody Princess-Daphne MSC Opera Princess-Danae