1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 28 Maio

Programa MARE Startup e Prémio MARE Inov Montepio apresentados na UCP

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3827Decorreu no passado dia15 de fevereiro, na Universidade Católica, em Lisboa, a cerimónia pública de apresentação do Programa MARE STARTUP e do Prémio MARE INOV MONTEPIO.

            A MARE STARTUP resulta do consórcio estabelecido entre a Fórum Oceano, a Sociedade de Avaliação Estratégia e Risco (SAER), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP). É um programa de empreendedorismo na área do Mar, materializando-se na criação de novas empresas e no apoio à inovação empresarial, tendo por base uma abordagem holística que engloba o ensino, a investigação, as empresas, a governação e a sociedade, contribuindo para revitalizar e acelerar o cluster da economia marítima portuguesa.

            A sessão, que contou com a presença da Ministra do Mar, Engª Ana Paula Vitorino, iniciou-se com as palavras de abertura da Magnífica Reitora da UCP, Prof. Doutora Isabel Capeloa-Gil, que sublinhou o comprometimento da Católica com o destino marítimo de Portugal. Seguidamente usaram da palavra o Subdiretor da FCUL, Prof. Doutor José Rebordão, o Diretor do Fórum Oceano, Dr. António José Correia e o Presidente da SAER, Dr. Francisco Murteira Nabo. A apresentação e lançamento do Programa MARE Startup foi responsabilidade do seu Coordenador Prof. Doutor José Guerreiro, enquanto o Dr. Filipe Costa, em representação do Montepio, apresentou o Prémio MARE INOV Montepio. Sobre importantes aspectos da necessária assessoria jurídica às empresas no âmbito da MARE Startup, referiu-se o Dr. Fernando Resina da Silva, da Vieira de Almeida & Associados.

            Seguiram-se então as apresentações de empresas e projetos. Primeiro a interessante ideia da “Fish n’ Greens”, um conceito indústrial de produção sustentável de peixe através de aquaponia, em simbiose com a produção de vegetais, sem impacto ambiental nem utilização de químicos e hormonas, que beneficía da escolha de espécies não dependentes de proteína animal.

            Em seguida, foi apresentada a Pós-Graduação Sea Science and Business Administration, uma iniciativa conjunta da FCUL e da UCP, de cariz multidisciplinar, ligando as áreas da economia e da gestão, das ciências, da política e do direito do mar, que contará com uma forte componente empresarial. Aberta à comunidade em geral, esta pós-graduação foi especialmente pensada para apoiar os projetos de empreendedores, empresários e profissionais da economia do mar que pretendem desenvolver novos produtos e serviços.

            O director científico do Programa Avançado de Estudos do Mar (PAEM), Alm. Nuno Vieira Matias, dirigindo-se aos alunos que terminaram o programa, sublinhou a importância dos programas de formação executiva na área da estratégia e governança do mar, pela necessidade da promoção e revitalização do interesse pelo mar e pela importância da vocação marítima atlântica de Portugal.

            Encerrou o programa a Ministra do Mar realçando a preocupação do governo com o início das negociações com as Nações Unidas para a extensão da plataforma continental, mas também o seu empenho nalguns importantes objectivos, entre eles o financiamento comunitário dos programas de reequipamento da Autoridade Marítima Nacional, a disponibilização de 40 M€ para projectos de investigação, conhecimento e parcerias entre universidades e centros de investigação e um investimento de 2,5 mil M€ para a estratégia de desenvolvimento dos portos nos próximos dez anos.

 

Por JRG

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica MSC Armoria MSC Fantasia Athena Princess-Danae MSC Sinfonia Princess-Daphne MSC Opera MSC Melody