1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 20 Ago

Investimentos na modernização dos Portos de Pesca

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3829 01Entre os objetivos estratégicos da Docapesca está a modernização e beneficiação dos estabelecimentos da 1ª venda do pescado, infraestruturas conexas e áreas adjacentes, tendo em vista a melhoria das condições de segurança e higiene alimentar. Nos últimos anos, a Docapesca tem levado a cabo vários projetos de requalificação, adaptação e apetrechamento dos edifícios das lotas, bem como das áreas portuárias sob sua jurisdição.

            Em 2016, o investimento realizado nas lotas, portos de pesca e áreas portuárias sob gestão da Docapesca, situou-se em cerca de 2,1 M€. Para 2017 está previsto uminvestimento de cerca de 6 M€, estando neste momento em curso, ou em fase de concurso, vários projetos. É o caso de Angeiras, onde será efetuada a reabilitação do edifício do posto e da rampa varadouro e do aprofundamento do canal.

            Em Aveiro, serão realizadas melhorias nas condições do cais de descarga, na conservação de fundos, no abastecimento e estacionamento de embarcações. Neste Porto, está também prevista a construção de dois furos de captação de água salgada e respetivo sistema de tratamento. Na Ericeira, será reabilitada a zona envolvente à rampa varadouro. No Algarve, serão realizados projetos de apetrechamento de apoio à pesca e lota na Arrifana e em Armação de Pera, bem como serão adquiridos 120 contentores 3829de grande dimensão para armazenagem de redes para Sagres, Lagos, Portimão e Albufeira. Em Tavira, será construído o novo posto, incluindo o ordenamento com cais flutuante de descarga e de estacionamento e os necessários trabalhos de dragagem. Em V.R. Sto. António, está em curso a reabilitação geral do pontão flutuante do cais transfronteiriço.

            Por último, estão também previstos vários projetos com vista à melhoria da eficiência energética nos Portos de Pesca de Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Matosinhos, Nazaré, Ericeira e Sines.

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae MSC Fantasia Athena MSC Lirica Princess-Daphne MSC Melody MSC Armoria MSC Sinfonia MSC Opera