1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 23 Abr

ZEPHYR, nome de vento

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3837Esta história de um veleiro, que chegou à Revista de Marinha por simpatia de Pedro Katzenstein, um dos seus co-autores, é um pequeno livro de memórias, intimista, delicioso, poético, amorosamente escrito a várias mãos, sendo sua autora principal Maria Castro Velez.

            Como nos informa a contra-capa, o ZEPHYR, construído no estaleiro da Mutela, perto do Seixal, em 1939, começou por ser prémio dum concurso do jornal “O Século”, rapidamente foi vendido pelo premiado, tendo entretanto passado por vários donos.

            Em maio de 1972 foi comprado pelo Engº Armando Mateus e um seu amigo e colega, o Engº Vasco Oliveira Costa, tendo algum tempo mais tarde passado à posse plena do Engº Armando Mateus ... a quem pertenceu durante 30 anos.

            Maria Castro Velez, acompanhando Armando Mateus na sua paixão pelo mar e pelo ZEPHYR, escreve com talento e graça. Reune aqui, ao longo de 166 páginas, as recordações e impressões do próprio dono e de vários familiares e amigos seus - amigos do ZEPHYR –a quem pediu testemunhos ( sendo de destacar uma bela página literária do neto Gabriel! ), incluindo as “ reflexões” do próprio iate, a quem dá vida e voz como se de uma pessoa se tratasse, desde os seus primeiros momentos ao ser dolorosamente arrancado do pinhal onde vivia até ao espanto e prazer de ser lançado à água numa sua “segunda vida”.

            Recheado de fotografias, citações poéticas e boas recordações, salpicado de aventuras no mar, momentos divertidos e frequente jargão náutico, este pequeno livro prova como o ZEPHYR ... foi muito amado, tanto quanto um barco pode ser. Revela-nos também, como 30 anos de mar de um pequeno iate à vela, cuidadosamente tratado com desvelo pelo seu dono, familiares e amigos, foram palco de grandes amizades, oportunidade única para forjar o carácter de jovens e adultos e uma companhia indispensável e muito querida ao longo de todos estes anos.

            Sem dúvida, um livro a recomendar a todos os que amam a Náutica de Recreio e em particular se interessam pela Vela.

            Parabéns a Maria Castro Velez e seus treze companheiros de escrita, bem como à editora “Livros do Mar” pela obra publicada em dezembro de 2016!

            O livro, com bonita capa de Inês Mateus e interessantes ilustrações de Pedro Katzenstein, tem um preço de capa de 10€ e encontra-se disponível para venda na Associação Naval de Lisboa e na Associação Nacional de Cruzeiros.

Por  FF

 


 

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Melody MSC Armoria Princess-Danae MSC Sinfonia MSC Fantasia MSC Opera Princess-Daphne Athena MSC Lirica