1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

Decorreu em Bruxelas a semana europeia do Shipping

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


T3839 01eve lugar em Bruxelas, de 27 de Fevereiro a 3 de Março de 2017, pela segunda vez, a Semana Europeia do Shipping, dedicada ao tema European Shipping Policy: Delivering Global Competitiveness, Quality and Sustainability. A Semana foi promovida pela ECSA - European Community Shipowner's Association e teve o patrocínio de várias instituições ligadas ao sector.

                  Esta temática é de grande actualidade dado que a circulação de cerca de 80% das mercadorias, no comércio internacional, é efectuada através do mar. E reveste grande importância para Portugal, tendo em conta o elevado perfil marítimo do nosso País e a atenção que, consequentemente, a ela tem sido prestada nos últimos anos. A atestá-lo aí estão as orientações definidas pela Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020, nomeadamente a modernização das infraestruturas portuárias e maximização do seu potencial, e a criação de condições para maior competitividade dos portos e da marinha mercante. Refira-se ainda o muito importante contributo da análise e formação feitas pelo mundo académico com vista à criação de massa crítica neste domínio. É o caso da relevante parceria entre o Instituto Superior de Economia e Gestão e a Escola Náutica Infante D. Henrique que leva a efeito, há alguns anos, a pós-graduação em Shipping and Port Management.

                  Convirá recordar, por outro lado, que as grandes tendências a nível internacional passam pelo incremento das infraestruturas portuárias em grande escala e pela renovação dos meios de transporte marítimo, com aumento da investigação cientifica aplicada a este domínio, o que faz antever um uso acrescido das rotas marítimas.

                  A Semana Europeia abordou um conjunto vasto de temas: Tendências globais que afectam o sector; Carreiras marítimas - 'Clima' de negócios – Simplificação - Política geral do shipping - Standards industriais - Níveis de segurança - Questões ambientais - Formação profissional.

                  Salienta-se a participação do Director Executivo da Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), que tem a sua sede em Lisboa.

                  Tratou-se de um evento de grande relevância, tendo em conta a importância do sector no contexto da denominada 'Economia do Mar' ou 'Crescimento Azul', e que contribuiu para um debate aprofundado das principais tendências que se registam no momento actual.

       Por  FCC

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Melody MSC Armoria Princess-Daphne Princess-Danae MSC Sinfonia Athena MSC Lirica MSC Fantasia MSC Opera