1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 25 Jun

Decorreu em Bruxelas a semana europeia do Shipping

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


T3839 01eve lugar em Bruxelas, de 27 de Fevereiro a 3 de Março de 2017, pela segunda vez, a Semana Europeia do Shipping, dedicada ao tema European Shipping Policy: Delivering Global Competitiveness, Quality and Sustainability. A Semana foi promovida pela ECSA - European Community Shipowner's Association e teve o patrocínio de várias instituições ligadas ao sector.

                  Esta temática é de grande actualidade dado que a circulação de cerca de 80% das mercadorias, no comércio internacional, é efectuada através do mar. E reveste grande importância para Portugal, tendo em conta o elevado perfil marítimo do nosso País e a atenção que, consequentemente, a ela tem sido prestada nos últimos anos. A atestá-lo aí estão as orientações definidas pela Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020, nomeadamente a modernização das infraestruturas portuárias e maximização do seu potencial, e a criação de condições para maior competitividade dos portos e da marinha mercante. Refira-se ainda o muito importante contributo da análise e formação feitas pelo mundo académico com vista à criação de massa crítica neste domínio. É o caso da relevante parceria entre o Instituto Superior de Economia e Gestão e a Escola Náutica Infante D. Henrique que leva a efeito, há alguns anos, a pós-graduação em Shipping and Port Management.

                  Convirá recordar, por outro lado, que as grandes tendências a nível internacional passam pelo incremento das infraestruturas portuárias em grande escala e pela renovação dos meios de transporte marítimo, com aumento da investigação cientifica aplicada a este domínio, o que faz antever um uso acrescido das rotas marítimas.

                  A Semana Europeia abordou um conjunto vasto de temas: Tendências globais que afectam o sector; Carreiras marítimas - 'Clima' de negócios – Simplificação - Política geral do shipping - Standards industriais - Níveis de segurança - Questões ambientais - Formação profissional.

                  Salienta-se a participação do Director Executivo da Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), que tem a sua sede em Lisboa.

                  Tratou-se de um evento de grande relevância, tendo em conta a importância do sector no contexto da denominada 'Economia do Mar' ou 'Crescimento Azul', e que contribuiu para um debate aprofundado das principais tendências que se registam no momento actual.

       Por  FCC

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera MSC Sinfonia MSC Fantasia MSC Armoria MSC Melody Princess-Danae Princess-Daphne Athena MSC Lirica