1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 24 Jun

Academia de Marinha, Guião e SHIP homenageiam o Infante

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3840No passado dia 2 de Março teve lugar uma homenagem conjunta da Academia de Marinha, do Guião – Centro de Estudos Portugueses, e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP) ao Infante D. Henrique, o Navegador, por ocasião do 623º aniversário do seu nascimento.

            O evento iniciou-se na Academia de Marinha em cujo auditório, praticamente cheio, se realizou uma interessante conferência- “O Infante D. Henrique, inventor dos Descobrimentos, entre Lisboa e o Algarve”- de que foi orador o Prof. Dr. José Manuel Garcia. Seguiu-se uma visita guiada à recém restaurada Capela de S. Roque e ao dique, uma doca-seca do sec. XVIII, visitas orientadas com rigor e interesse, pelo Cte. Rocha e Abreu. Às 12h00 realizou-se na atrás citada Capela de S. Roque uma missa em memória do Infante, celebrada pelo Padre José Ílidio da Costa, Capelão-chefe da Marinha, e em seguida houve um almoço de confraternização na Messe de Marinha.

            De tarde, o grupo, constituido por mais de 100 pessoas, foi transportado em 3 autocarros para o forte de S. Julião da Barra onde decorreu uma excelente visita guiada, orientada pelo Prof. Dr. Augusto Moutinho Borges, um especialista na matéria. No fim da visita, pelas 16h30, realizou-se a cerimónia de deposição de uma coroa de flores na base da estátua do Infante D. Henrique, existente numa das esplanadas do forte, frente ao mar que lhe foi tão caro. A coroa de flores foi então colocada pelo V/Alm. Alexandre da Fonseca, em representação da Direcção da SHIP e pelo Dr. Silva Gonçalves, presidente da Direcção do Guião, e a deposição foi acompanhada pelo Hino Nacional, cantado a uníssono por todos os presentes.3840 01

            O Infante D. Henrique, como se sabe, nasceu na cidade do Porto em 1394 e foi o 4º filho do Rei D. João I e de sua mulher, D. Filipa de Lencastre. Duque de Viseu, Senhor da Covilhã, Grão-Mestre da Ordem de Cristo, foi o herói da jornada de Ceuta em 1415, e posteriormente, o grande impulsionador dos Descobrimentos e o povoador de Porto Santo, da Madeira e dos Açores, falecendo na sua Vila de Sagres em 1460, aos 66 anos de idade. Talant de bien faire foi a divisa por si escolhida e que norteou a sua vida, hoje a divisa tomada pela Escola Naval. A Escola Náutica, sita em Paço de Arcos, tem muito justamente o seu nome na designação oficial.

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Fantasia MSC Sinfonia Princess-Daphne Athena MSC Armoria MSC Melody MSC Lirica Princess-Danae MSC Opera