1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 26 Mar

Revista General de Marina

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


T3849rata-se de um orgão oficial da Marinha de Espanha, editado pelo Servicio de Publicaciones de la Armada. Fundada em 1877, de periodicidade bimestral, em formato A5, aborda, nas suas mais de 200 páginas, textos de autor e numerosas crónicas, incluindo um amplo espaço noticioso.

            O número a que nos reportamos, relativo a Janeiro / Fevereiro de 2017, tomo 272, faz capa com a fragata JUAN DE BORBON navegando integrada na SNMG 1 num fiorde da Noruega.

            O editorial é subscrito pelo Cor. de Inf. de Marinha Francisco Ayuella Azcarate, que assumiu a direção da revista em Dezembro de 2016 e revela propósitos de manter a linha editorial do anterior diretor.

            Os temas gerais incluem cinco artigos, merecendo particular destaque “Conocimiento y Aventura. La Experiencia de la Universidad Itinerante de la Mar”, assinado por Fermín Gutiérrez. Trata-se de um projeto que agrupa a Escola Naval (Alfeite) e as Universidades de Oviedo e do Porto, iniciado em 2006, e que promove a realização de cursos a bordo do nosso N.T.M. CREOULA. Até agora foram realizados 21 cursos/viagens de instrução, em que participaram 1.004 alunos e professores, de 16 diferentes nacionalidades.

            Os temas profissionais são abordados em quatro artigos, assinalando-se o interesse do texto “Efecto Trump. Nuevas Incertidumbres y Oportunidades en la Geopolitica Mundial”, assinado pelo Teniente de Navio Jesus Abraham Fernandez. Neste artigo são analisadas as causas e as consequências da eleição do Presidente Donald Trump e avançados prognósticos acerca da sua nova política internacional.

            Seguem-se diversas crónicas, a saber: a revista há 100 e 50 anos, as efemérides de Janeiro / Fevereiro de Espanha e do Novo Mundo, miscelânea, filatelia e noticias das Marinhas de Guerra, de Espanha e Estrangeiras, das Marinhas Mercante e de Recreio, Construção Naval, Portos, Salvamento Marítimo, Oceanografia e Meio Ambiente e Marinha de Pesca. A fechar, a crónica de cultura naval, e uma secção de crítica literária que inclui a obra “Proyecto Islero”, relativo a um pouco conhecido programa nuclear das Forças Armadas de Espanha na década de 60 do século passado.

            Em síntese, trata-se de uma revista muito completa, atual e interessante, importante também para nós, vizinhos que somos de Espanha.

            A assinatura anual desta revista custa 19,75€; junto indicamos os contactos da sua administração: tel (0034) 91 379 5107, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal, Montalban, 2 28071 Madrid, Espanha.

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae MSC Armoria Princess-Daphne MSC Melody MSC Lirica Athena MSC Opera MSC Fantasia MSC Sinfonia