1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 24 Maio

Programa Mar Seguro comemora o seu 10º aniversário na Póvoa de Varzim

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3855Estão a decorrer na Póvoa de Varzim diversos eventos relacionados com a passagem do 10º aniversário do programa ”Mar Seguro”, que tem merecido um especial cuidado por parte do Estado-Maior da Armada e da Autoridade Marítima Nacional, através dos serviços das Capitanias dos Portos e do ISN - Instituto dos Socorros a Náufragos.

            O programa “Mar Seguro” foi criado no âmbito das atividades da “Comissão Permanente de Acompanhamento para a Segurança dos Homens do Mar”, que conta nos seus membros com representantes da “Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar”. Encontram-se implantadas a nível nacional meios adequados e modernos, sob o controlo operacional dos Capitães dos Portos, que prestam o apoio necessário no reforço da segurança balnear e nas atividades de busca & salvamento (SAR - Search & Rescue) a nivel local.

            Este importante programa visa, entre outros aspectos, a consciencialização da classe marítima, principalmente da ligada à pesca, no sentido de disciplinar os métodos de trabalho e de os executar com os equipamentos de segurança adequados. Merece igualmente destaque todo o trabalho de formação ministrado pelas equipas em serviço nas estações salva-vidas do ISN, no ensino da utilização dos equipamentos de salvação e na aplicação prática dos primeiros socorros e do suporte de vida no mar.

            Para além destas celebrações, e por coincidência, esteve presente na Póvoa de Varzim a Banda da Armada, que se apresentou como habitualmente sob a batuta do maestro Cte. Délio Gonçalves, num memorável concerto no Teatro Garrett, para uma sala repleta de público vibrante, que não se cansou de aplaudir a excelência dos seus brilhantes instrumentistas. A apresentação do concerto e os agradecimentos à Marinha Portuguesa pela oportunidade de ter a Banda da Armada na3855 01 Póvoa de Varzim ficaram a cargo da Vereadora da Juventude e Ambiente, Drª Andreia Maia da Silva.

            Por sua vez presente na abertura do concerto, o Almirante CEMA e AMN António da Silva Ribeiro, congratulou-se com as celebrações em curso, referindo que os meios da Armada estarão ao dispor da população em geral para levar um pouco dos ares do mar português até junto das populações. Terminou a sua breve alocução informando que o “Dia da Marinha” que se celebra anualmente a 20 de Maio, terá este ano como locais escolhidos para as habituais comemorações, a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, em sentida homenagem aos homens do mar oriundos dessas localidades.

  Por Reinaldo Delgado

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera MSC Armoria MSC Lirica MSC Melody MSC Sinfonia Princess-Daphne Athena MSC Fantasia Princess-Danae