1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 28 Jun

Anais do Clube Militar Naval Jul / Dez 2016

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3857Recebemos recentemente um exemplar do número de Julho a Dezembro 2016 da prestigiada publicação Anais do Clube Militar Naval.

            Trata-se de uma revista muito antiga, pois publica-se ininterruptamente desde 1870, há mais de 145 anos, e é distribuída aos sócios do Clube Militar Naval (CMN), associação que congrega os cadetes e aspirantes da Escola Naval e os Oficiais da nossa Marinha de Guerra, no ativo, na reserva ou na reforma, entre os quais se inclui quem estas linhas escreve. A sua publicação é presentemente semestral e é de distribuição gratuita aos sócios do CMN. O seu Diretor, o C.m.g. Herlander Valente Zambujo, é simultaneamente o Presidente da Comissão de Redação dos Anais, Comissão que integra dezasseis sócios do CMN, responsáveis pela seleção dos artigos e pelas atividades conducentes à publicação da revista.

            O número em apreço abre com um prefácio da responsabilidade da Comissão de Redação, que nos assinala ter este número um enfoque especial nas fragatas da classe VASCO DA GAMA, cuja entrada ao serviço, em 1991, trouxe um impacto de modernidade muito significativo e transversal a toda a Marinha.

            Com a coordenação dos três primeiros Comandantes daqueles navios, designadamente, do C.m.g. Themes de Oliveira, abordam-se o ambiente envolvente, a história do projeto, as características dos navios, a preparação para a receção, o programa dos helicópteros e a visão sectorial dos quatro departamentos- Operações, Propulsão e Energia, Armas e Electrónica e Logística. Colaboraram na redação destes textos muitos oficiais ligados à génese do projeto e às primeira guarnições das fragatas. Um conjunto de textos, harmónico, que condensa muita informação relativa a um projeto de sucesso, de que a Marinha justamente se orgulha.

            Este volume inclui ainda um curioso texto do Cte. Bartolomeu Guimarães, recordando uma sua comissão em Goa (1955-57), no Comando-Chefe local, narrando factos e situações que ocorreram há 60 anos.

            Por fim, as rubricas tradicionais, os “Anaes há 100 anos”, e as crónicas Internacional, da Direcção, de Arquitectura Naval, da Autoridade Marítima, de Navegação e de Tecnologias de Informação e Comunicação. A fechar, duas notas necrológicas relativas a camaradas falecidos que aqui são muito justamente recordados.

            Em resumo, trata-se de um número muito interessante, com textos que se lêem com muito agrado. Estão assim de parabéns a Comissão de Redação dos Anais e os autores dos textos aqui publicados, com muitos dos quais, aliás, me cruzei nos meus 43 anos de serviço. Ao redigir esta recensão, que fiz com muito gosto, não pude deixar de recordar com saudade o biénio de 1996-1997 em que dei um modesto contributo aos Anais, projeto de significativa importância técnica e cultural.

            Esta publicação não se encontra à venda nos circuitos comerciais; contudo, aqui deixamos aos interessados os contactos da redação, tel 213 542 122, fax 213 571 641 e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal Av. Defensores de Chaves, nº 26 1000-117 Lisboa.

                   A.F.

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne Athena MSC Lirica MSC Opera MSC Fantasia MSC Sinfonia Princess-Danae MSC Melody MSC Armoria