1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 23 Ago

Homenagem ao Cte. Marques da Silva

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3858 01Teve lugar no dia 22 de Março uma cerimónia de homenagem a uma das Figuras Grandes da nossa Marinha Mercante, o Cte. António Marques da Silva. A cerimónia foi promovida por iniciativa da Escola Naútica Infante D Henrique e de um grupo de amigos relacionados com a Fundação Gil Eanes, e decorreu no anfiteatro daquela escola. Usou da palavra o Cte. Sousa Coutinho, docente da ENIDH, que com alguma emoção assinalou a todos os presentes a figura de marinheiro, camarada, professor e artista do homenageado.

            António Marques da Silva terminou o Curso Geral de Pilotagem em 1952 e o Curso de Capitão da Marinha Mercante em 1956. Na longa carreira no mar começa por embarcar como Piloto, Imediato e Comandante em veleiros da pesca do bacalhau como o CREOULA, o ARGUS ou o GAZELA I. Posteriormente embarca como Comandante em navios de carga geral e porta-contentores. Em 1981 é nomeado pela Secretaria de Estado das Pescas para acompanhar os trabalhos de recuperação e adaptação do lugre CREOULA a navio-escola. De 1982 a 1990 lecciona a disciplina de Marinharia na ENIDH onde deixa uma impressiva forma de transmitir os conhecimentos aos seus alunos.

            O Cte Marques da Silva tem-se distinguido igualmente na área cultural. Autor de vários livros, designadamente sobre a pesca do bacalhau, é membro das Comissões Técnica Consultiva do Museu de Marinha e da Fragata D. Fernando II e Glória e na Academia de Marinha tem feito parte do júri da bienal da Secção de Modelismo. No Museu Marítimo de Ílhavo está representado com vários modelos de navios e trabalhos de marinharia. Em 1998 o Museu de Marinha edita uma sua monografia intitulada «Canoa de Convés do Algarve» e obtém o primeiro prémio na exposição da Academia 3858da Marinha com o modelo “Caíque do Algarve”.

            Nesta cerimónia, por serem temas caros ao Cte Marques da Silva, foram feitas mais três apresentações. O Cte Lomba da Costa referiu-se ao projeto do navio GIL EANES, agora reabilitado e sediado em Viana do Castelo como navio museu. O livro “João Alvares Fagundes, o homem dos descobrimentos”, editado pela Fundação Gil Eanes, foi apresentado pelo autor, Senos da Fonseca. Por fim “Nos Mares da Memória”, filme realizado por Rui Bela relatando a vida na pesca do bacalhau, do qual foram exibidos os quinze minutos finais, que correspondem à viagem do lugre SANTA MARIA MANUELA.

            A presença de inúmeros amigos e camaradas e ainda de muitos dos actuais alunos da ENIDH foi uma justa homenagem ao Cte Marques da Silva, personalidade de cuja atividade ainda muito se espera. A Revista deMarinha associa-se também ao evento em apreço, felicitando vivamente este seu estimado assinante.

 

Fotos de Luís Miguel Correia

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae MSC Sinfonia MSC Melody MSC Lirica MSC Armoria Princess-Daphne Athena MSC Opera MSC Fantasia