1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 27 Maio

Confraria Marítima organiza Almoço-Debate em Setúbal

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3871 01

3871

Depois do recente encontro da Confraria Marítima de Portugal (CMP) na Associação Naval de Lisboa, para acolhimento de dois novos confrades, a Dra Maria d’Assunção Cristas e o Almirante Luiz Fragoso, e jantar-conferência sob o tema “A Náutica de recreio e a Economia do Mar”, seguiu-se agora um novo evento, desta vez em Setúbal.

           3871 03 Com efeito, a Confraria Marítima de Portugal (CMP) promoveu no passado dia 8 de Abril no salão de jantar do “Hotel do Sado”, em Setúbal, um almoço-debate em que foi orador o Confrade Alm. Engº Victor Gonçalves de Brito e tendo sido admitido um novo confrade, o Cte. João Rodrigues Gonçalves.

            Estiveram presentes neste evento - o 46º Encontro da Confraria - cerca de 35 pessoas, Confreiras e Confrades, seus familiares e convidados, muitos dos quais residentes em Setúbal, entre os quais o Presidente do Conselho Fiscal, Engº Carlos Seixas da Fonseca e o Sócio Honorário Prof. Dr. Mário Quina. O Engº José Rodrigues, Presidente do C.A. da Lisnave e o Engº Frederico Guilherme Spranger marcaram presença como convidados da Confraria.

            No cocktail que precedeu a refeição, os Confrades e seus convidados foram obsequiados com um moscatel de aperitivo e puderam apreciar o magnífico panorama da baía do Sado, uma das baías mais bonitas do mundo.

            No início do almoço, o Presidente da Direção da Confraria Marítima, V/Alm. Alexandre da Fonseca, saudou os presentes, após o que deu a a palavra ao Confrade Alm. Balcão Reis, que se referiu à vida, obra e caráter do falecido Confrade Engº Frederico Spranger,com quem se cruzou em várias ocasiões, e ao Dr. Vítor Caldeirinha, que com ele privou na Comunidade Portuária de Setúbal, solicitando um minuto de silêncio por este ilustre Confrade, que recentemente partiu, como referido em anterior número desta revista. Em seguida, foram mencionadas as últimas atividades da Confraria e alguma informação de caracter administrativo, bem como os eventos previstos a médio prazo. Seguiu-se a apresentação do Cte João Rodrigues Gonçalves. Este novo Confrade recebeu, conforme é habitual, no momento da entronização, um pin e um diploma de mérito, bem como a “Insígnia de Confrade” (escapulário), que lhe foi colocada pelo respetivo Confrade proponente, tendo merecido dos presentes um caloroso aplauso de boas-vindas.

            No final do almoço, o orador, Alm.Engº Victor Gonçalves de Brito, referiu-se com brilho à atividade de reparação & construção naval, à importância económica de que se reveste entre nós, à crise que atravessa e suas causas, não deixando de salientar algumas oportunidades que importa aproveitar. A apresentação, que prendeu a atenção de todos os presentes, terminou com um período de perguntas e respostas da assistência, merecendo dos presentes uma demorada salva de palmas.


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne MSC Opera MSC Fantasia Athena MSC Sinfonia MSC Melody Princess-Danae MSC Armoria MSC Lirica