1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

Cols Bleus

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Domingo, 23 Abril 2017 00:00


3880A revista Cols Bleus é uma publicação oficial da Marine Nationale, da Marinha de Guerra da França; será assim equivalente à nossa “Revista da Armada”. O número que comentamos, referido a Abril de 2017, é um número especial dedicado à I Grande Guerra Mundial.

            Como se sabe, depois das grandes ofensivas do Artois, do Somme e de Verdun, a frente ocidental estabilizou e o centro de gravidade do conflito deslocou-se para o mar. Para os aliados, França e Inglaterra, o controlo do mar era essencial para o seu próprio reabastecimento em matérias primas e para manter o bloqueio económico à Alemanha e à Áustria-Hungria. Em Janeiro de 1917 a Alemanha declara a guerra submarina sem restrições ao que os Aliados respondem com a organização de comboios e com a intensificação dos voos da aviação de patrulha marítima. Após a tonelagem de navios aliados afundados ter atingido um máximo em Abril, a eficácia dos U-Boot começa a diminuir. A 11 de Abril de 1917 os Estados-Unidos declaram guerra à Alemanha e logo a 13 de Junho desembarca em Boulogne-sur-mer o Gen. John Pershing e o primeiro destacamento do exército dos EUA, constituido por 43 oficiais e 146 sargentos e praças. O controlo do Atlântico foi então fundamental para o transporte de cerca de um milhão de soldados americanos para a Europa bem como de todo o inerente apoio logístico.

            As 52 páginas desta excelente revista abordam este tema de forma genérica e muito interessante. A revista abre com diversas páginas de atualidades de então, incluindo uma foto da chegada de Pershing a solo francês, a que se segue um texto de cariz histórico “La victoire vient de la mer – 1917, année charniére”, os artigos “La guerre vue du ciel – patrouille maritime” e “La pensée maritime à l’epreuve de la guerre”, uma entrevista com o Gen. Elrick Irastorza, responsável pelas comemorações do centenário da I Grande Guerra, a republicação de uma entrevista feita em 1917 ao 1º Ten Alexandre de Fourcauld, então Comandante de uma bateria de artilharia de Marinha na frente do Aisne, curtos textos acerca da formação de pilotos navais e da operação de dirigíveis e balões cativos, a biografia do C/Alm. Lucien Lacaze, Ministro da Marinha de 1915 a 1917, e um artigo sobre a importância de Brest no acolhimento das forças dos EUA. A fechar, um artigo sobre o couraçado DANTON, afundado em 1917 a sul da Sardenha e recentemente localizado e alvo de pesquisa por ROV’s e ainda, duas páginas com croquis realizados no contacto com marinheiros pelo “pintor de marinha” Charles Fouqueray.

            Em síntese, uma revista de muita qualidade, quer nos conteúdos, quer na apresentação gráfica, neste caso de particular interesse para quem estude a história da I Grande Guerra, designadamente na sua vertente naval.

            Esta revista pode ser objeto de assinatura com o custo anual de 55€. Aos interessados, aqui ficam os contactos site www.colsbleus.fr , tel (0033) 149 605 244, endereço postal ECPAD-Service Abonnement, 2 a 8, Rue du Fort, 94205 Ivry-sur-Seine, CEDEX France.

 


 

Loja da Revista de Marinha

lojaonline

Descontos

A ENN - Editora Náutica Nacional, Lda. tem vindo a estabelecer contactos com algumas firmas e empresas com o objectivo de obter descontos para os assinantes da "Revista de Marinha"e, em alguns casos, também para os seus leitores.

Ver como AQUI !

Navios de Cruzeiro

MSC Opera Princess-Danae MSC Armoria Athena MSC Lirica MSC Sinfonia Princess-Daphne MSC Melody MSC Fantasia