1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 24 Maio

Notícias do GAMMA

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3894No dia 11 de Março de 2017, decorreu no Clube Militar Naval, o jantar comemorativo do 61º Aniversário do GAMMA – Grupo de Amigos do Museu de Marinha, permitindo assim momentos de confraternização entre os Corpos Sociais e um significativo número de associados.

            As Conversas Informais (C.I.) no Museu de Marinha têm decorrido no terceiro sábado de cada mês, de manhã, às 11 horas. No dia 18 de Março, o Cte. José António Ruivo falou sobre a “Associação de Fuzileiros”; em 22 de Abril, o tema abordado foi “A Batalha Naval do Cabo Matapão”, a cargo do Cte. Rodrigues 3894 01Pereira; a 13 de Maio, o Eng. Sérgio Barbedo apresentou uma exposição sobre “A Indústria Portuguesa na Vigilância do Mar a partir do Espaço” e, dia 17 de Junho, a Senhora Doutora Luísa Boléo dissertará sobre “O V/Alm. Hermenegildo Capelo”, por ocasião do 1º Centenário da sua morte. Os leitores da Revista de Marinha estão convidados. A entrada é livre.

            O Dia do Corpo de Cadetes do Mar de Portugal e do Corpo de Cadetes do Exército, foi celebrado na Escola Naval, no Alfeite, no dia 29 Abril, com uma Cerimónia presidida pelo V/Alm. Sousa Pereira, em representação do Almirante CEMA. Depois da Revista às Unidades de Cadetes do Mar e do Exército, em formatura na 3894 02parada, procedeu-se à entrega de Condecorações. após o que a Banda da Armada executou o Hino Nacional, cantado pelos Cadetes e seus familiares, e militares presentes. Seguiu-se um animado almoço, tendo o programa continuado com a apresentação dos trabalhos realizados pelas diferentes Unidades de Cadetes. A Cerimónia prosseguiu com o 1º Congresso da “Liga dos Reservistas”, militares na situação de Reserva, que, com o seu trabalho voluntário, acompanham e enquadram as Unidades de Cadetes do Mar e do Exército, situadas longe da sua Sede, em Lisboa.

            No início do ano lectivo 2017-20018, o GAMMA e o Colégio Euro Atlântico (www.forumblueschool.org) propõem-se organizar um painel, na Cidade do Porto, intitulado “Descobrir o Douro”. Oportunamente divulgaremos, aos leitores da Revista de Marinha, a data e o Programa deste evento.

            A Exposição Itinerante de Fotografia, com temática relacionada com o combate à pirataria marítima, intitulada “A Força da Simples Presença – a ÁLVARES CABRAL na Somália”, tem estado patente em várias Capitanias do Departamento Marítimo do Norte, e, à data da comemoração do Dia da Marinha em 20 de Maio, encontrar-se-á em Vila do Conde.   

            A BONECA, acanoa do Tejo do GAMMA, completou 90 anos e aparelha agora com um latino novo e também com um novo motor. Mantem a sua amarração na Marina de Cascais, 3894 03cedida pela Câmara local. Inscrita na “Marinha do Tejo”, dedica-se ao ensino da vela tradicional, transmitindo aos jovens a nossa riquíssima cultura náutica, na Escola de Atividades Náuticas de Cascais, no âmbito do Desporto Escolar.

           Informações adicionais, sobre estes ou outros assuntos da nossa Associação, podem ser obtidas através de Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Colaboração do GAMMA

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera Athena MSC Sinfonia MSC Fantasia Princess-Danae MSC Melody MSC Armoria MSC Lirica Princess-Daphne