1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 23 Jul

III Encontro do Mar da Revista de Marinha - Figueira da Foz

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3895 01A 3ª edição dos “Encontros do Mar da Revista de Marinha” teve lugar na tarde de 11 de maio, na Figueira da Foz, num dos modernos auditórios do CAE – Centro de Artes e Espetáculos.

            A audiência incluíu a Vereadora Engº Ana Carvalho Oliveira, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Buarcos / S. Julião e de S. Pedro,respetivamente, Senhores José Esteves e António Salgueiro, o Presidente do C.A. de Administração do Porto da Figueira da Foz, Engº João Pedro Braga da Cruz e os Administradores Dr. Luís Leal, Dr. João Borges e Dr. Olimpo Ravara, o Capitão do Porto, CFrag. Silva Rocha, o Administrador da Mútua dos Pescadores, Dr. João Quinzico Delgado e o Dr. Filipe Pedro, da DocaPesca. Presentes igualmente o V/Alm Tito Cerqueira, os Ctes. S. Marcos e Ferreira Bola, diversos assinantes da revista residentes na área e muito público.

            O Encontro foi estruturado numa sessão de abertura e quatro paineis temáticos; entre o segundo e o terceiro 3895 02painel fez-se um intervalo / coffee break e decorreu a apresentação, em flash, de modo muito sintético, de dois conjuntos de empresas ou entidades. Coube ao Diretor da Revista de Marinha, Alexandre da Fonseca, dar as boas-vindas aos presentes e apresentar o “Clube do Mar” e a agenda do Encontro.

            Na sessão de abertura usou da palavra a Veradora Ana Oliveira, que assinalou a importância do mar e das atividades marítimas para a Figueira da Foz e o Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos / S. Julião, Sr. José Esteves, antigo pescador do bacalhau, que deu um emocionado testemunho pessoal, após o que foi projetado um video promocional sobre a cidade.

            O painel I, “Portugal e o Mar”, foi moderado pelo Cte. Themes de Oliveira e teve como orador o Prof. Dr. Carvalho Rodrigues, que no seu estilo muito próprio, se referiu a terem sido os portugueses dos séculos XV e XVI a iniciar a globalização e a descobrirem o “Oceano” único e as rotas marítimas. O painel II, moderado pela Prof. Dra. Sónia Ribeiro, da SAER, integrou duas apresentações. Primeiro falou o Alm. Engº Gonçalves de Brito que abordou o tema “reparação & construção naval; oportunidades que o setor encerra” e em seguida, o Engº Braga da Cruz, que apresentou o Porto da Figueira da Foz, o seu movimento comercial e sua importância económica para a zona centro do país, bem como as perspetivas futuras.

          3895 03  Antes do intervalo tiveram lugar as apresentações, em flash, de quatro entidades ou empresas, nomeadamente, a Mútua dos Pescadores (Sr. Adelino Cardoso), a MAREFOZ (Prof. Dr. João Carlos Marques), o Desporto Escolar (Prof. Fernando Alves) e a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz (Dr. Nuno Mendonça).

            No decurso do intervalo os participantes no evento puderam contactar com os representantes de cerca de duas dezenas de empresas que no átrio do CAE divulgavam os seus produtos e serviços em pequenos stands, exibindo roll ups e distribuindo folhetos.

            Depois do intervalo teve lugar um novo conjunto de apresentações em flash de entidades e empresas, a saber : SPA Bem Estar (Dr. Miguel Vale), Casa dos Pescadores de Lavos (Sr. Carlos Daniel Silva), Pescódromo de Lavos (Sr. Jorge Camarneiro), Salgaflor (Engº Pedro Miguel Oliveira) e Findfresh (Engº Paulo Lima Vaz). Sob a coordenação do Dr. Almeida Faria, com muito agrado dos presentes, em cerca de 3 ou 4 minutos estas empresas e entidades apresentaram-se através3895 06 de frases telegráficas, mas que permitiram constatar que o espírito empreendedor está vivo neste concelho e que a economia azul aqui tem um significativo potencial.

            O painel III, moderado de novo pelo Dr. Almeida Faria, versou o tema dos desportos náuticos, tendo sido sucessivamente abordados o remo, pela Engª Rute Costa, a vela e motonautica, pelo Dr. António Miguel Amaral e o surf, pelo Dr. Eurico Gonçalves.

            Por último, mas não menos importante, um painel dedicado às Atividades Marítimas, Investimento e Financiamento, moderado pelo Cte. Themes de Oliveira e onde foi orador o Dr. Miguel Marques (PWC).

            Após o encerramento dos trabalhos, cerca das 19h00, foi servido um vin d’honneur e por cortesia da DocaPesca feita uma degustação de produtos gourmet concebidos com o peixe do nosso mar pela Chef Patrícia Borges.

            Estes encontros têm como objetivo motivar as forças vivas da comunidade onde se realizam para as oportunidades que o mar e as atividades marítimas suscitam e também divulgar o “Clube do Mar” e o projeto editorial da Revista de Marinha.

 

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Sinfonia MSC Armoria MSC Opera MSC Melody Princess-Danae Princess-Daphne MSC Fantasia Athena MSC Lirica