1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

PORT ORIENT visita Lisboa

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3899 01

O PORT ORIENT, uma das mais recentes unidades da PORTLINE, visitou recentemente o porto de Lisboa, entre 24 de Abril e 10 de Maio, tendo estado atracado no cais da SOVENA, em Palença, perto de Porto Brandão, onde descarregou uma carga de cerca de 33.000 tons de semente de girassol, embarcada em Constança, na Roménia.

            A escala de portos nacionais por parte de unidades da PORTLINE é muito rara, pois embora a sua frota opere em todo o mundo, só de vez em quando alguma unidade é fretada para transportar carga para portos nacionais.

            O PORT ORIENT é um graneleiro (bulk carrier), do tipo Ultramax, tendo sido recentemente construido na China, nos estaleiros Kawasaki / Cosco, e entregue ao armador em 23 de Janeiro de 2017. O navio está registado em Monrovia, na Libéria, e tem um porte bruto (deadweight) de cerca de 61.500 tons, tem 199,9 m de comprimento, 3899 03uma boca de 32, 2 e um calado máximo de 13 m. A sua velocidade máxima são 14,5 nós e dispõe de cinco porões de grande capacidade, servidos por quatro gruas de 30 tons de elevação e dispondo de garras de 12 m3.

            Curiosamente, uns dias depois, de 12 a 18 de Maio, outra unidade da PORTLINE, o navio gémeo PORT ESTRELA, escalou Lisboa fundeando no mar da Palha para carregar cimento da CIMPOR.

 

foto de Luís Miguel Correia


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae MSC Melody Princess-Daphne MSC Lirica MSC Fantasia MSC Opera MSC Armoria MSC Sinfonia Athena