1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 24 Jun

Patrick Monteiro de Barros - Uma vida à bolina

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3900O livro que agora aqui comentamos é a biografia autorizada do empresário e velejador olímpico português Patrick Monteiro de Barros.

            Como sintetiza Jaime Nogueira Pinto no seu prefácio : ... é a vida de um português aventureiro, patriota e lutador que aqui se regista; destemido e frontal, no mar e em terra, nos negócios, no desporto e no lazer. Leal e dedicado para com os amigos, a mulher e a família, corajoso na doença e sempre capaz de recomeçar. Vale a pena conhece-lo, ainda que só por este “diário de bordo”.

            Patrick Monteiro de Barros nasceu em Paris, no final da II Grande Guerra Mundial, filho único de pai português e mãe francesa. Nascido em “berço de ouro”, estudou cá, no Liceu Francês, e depois em Paris, na Escola Superior de Comércio, e cresceu no eixo Lisboa – Cascais. Viajou muito com os pais pela Europa e por África. Iniciou-se na vela ligeira na Secção de Vela de Algés da Mocidade Portuguesa, em moth e depois em finn. A sua história pessoal cruza-se a todo o momento com a história de Portugal das últimas décadas. Começou a trabalhar na SONAP de Manuel Boulhosa, na área dos combustíveis, em 1968. Vive alguns anos em Moçambique, onde o seu avô Monteiro de Barros tivera uma grande fazenda agrícola e assiste de um palco priviligiado à revolução de Abril, à independência de Moçambique e aos conflitos sociais e políticos no Portugal democrático.

            O seu percurso como empresário na complexa teia dos negócios do petróleo tem muito sucesso, e faz fortuna. Durante algum tempo é sócio do Grupo Espírito Santo e envolve-se em diversas operações de privatização de empresas públicas, designadamente, na da GALP, e no projeto de uma grande refinaria, em Sines, que se gorou.

            Como desportista náutico, na vela, teve uma longa carreira e conquista muitos títulos de campeão de Portugal, de Espanha, de França, da Europa e mesmo Mundial, nas classes moth, finn, star, dragão, half-ton, 12m, e RC 44. Em 1998 adquire o SELJM, uma escuna de 112 pés, com o qual tem feito numerosas viagens, nomeadamente, a “volta ao mundo”, por etapas.

            É um livro muito interessante, cujas quase 600 páginas se leem num ápice e com muito gosto. O envolvimento de Patrick Monteiro de Barros em muitos acontecimentos políticos e económicos das últimas décadas, permite-nos ter deles uma visão adicional e enriquecedora, naturalmente algo subjetiva. É curioso também constatar como as amizades e os contactos estabelecidos na vela se tornaram importantes ao longo da vida, tendo sido mesmo decisivos em algumas situações críticas.

            O biógrafo, o autor do livro, é o jornalista Jorge Almeida, presentemente na área da Grande Reportagem e do Documentário da RTP. Sem surpresa, constatamos o seu interesse pelo mar, pois esteve relacionado com o programa “Bombordo”, foi o autor do livro “O mistério do BOLAMA; acidente ou sabotagem ?” e co-autor, com o velejador solitário Manuel Martins, do livro “Todos os ventos do mundo”.

            Em síntese, um livro que muito apreciamos e que vivamente recomendamos a quem se interesse por vela ou pela história recente do nosso país.

            A Revista de Marinha envia sinceros parabéns ao biografado, Patrick Monteiro de Barros, e ao autor, Jorge Almeida, por uma obra cuja leitura nos permitiu recordar situações de um passado recente e que nos deu muito gosto.

            O livro em apreço está à venda no circuito comercial das livrarias e na loja online da Leya (www.leyaonline.com), com um preço de capa de 24,9€. É uma edição da Editora D. Quixote, do Grupo Leya, de que indicamos os contactos, tel 21 427 2202, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal Rua Cidade de Córdova, nº 2, 2610-038 Alfragide.


 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica MSC Fantasia Princess-Daphne MSC Armoria MSC Opera Princess-Danae MSC Sinfonia MSC Melody Athena