1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

Evocação das Operações do U 35 ao largo de Sagres

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


1917–2017

            3903 00Cem anos passados sobre o dia 24 de Abril de 1917, dia em que o submarino U-35 da Marinha Imperial alemã esteve em operações entre Lagos e o Cabo de São Vicente, o Município de Vila do Bispo e a Marinha Portuguesa juntaram-se na realização de um conjunto de actividades evocativas do momento em que os destroços dos quatro navios afundados passaram a ser considerados Património Cultural Subaquático, de acordo com a Convenção de 2001 da UNESCO.

            Durante os últimos três anos, o Centro de Investigação Naval (CINAV), com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, coordenou várias equipas que levaram a cabo um conjunto de estudos e trabalhos do âmbito da história e da arqueologia subaquática, que culminaram na primeira evocação, ao nível nacional, da passagem dos 100 anos sobre um episódio naval da I Grande Guerra Mundial.

            Assim, no dia 24 e com a presença, entre outras entidades, do Tenente-General Mário Cardoso, presidente da Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da I Grande Guerra Mundial, do Contra-Almirante António Henriques Gomes, Comandante da Escola Naval (representando a Marinha Portuguesa) e do Presidente da Câmara Municipal de Vila 3903 02do Bispo, Sr. Adelino Soares, este episódio foi evocado através do descerramento de uma placa alusiva ao evento e da apresentação de uma monografia intitulada “Ações do U-35 no Algarve”, de autoria de António Telo, Augusto Salgado e Jorge Russo. Seguiu-se ainda, durante a manhã, uma ida, por barco, aos locais onde se encontram os destroços de dois dos navios afundados realizando-se, da parte da tarde, um mergulho num desses destroços. Num futuro próximo está prevista a disponibilização de uma visualização em 3D de um dos destroços, de modo a permitir que não mergulhadores também possam usufruir deste “novo” património de Vila do Bispo.

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne MSC Armoria MSC Lirica MSC Opera MSC Fantasia MSC Sinfonia MSC Melody Princess-Danae Athena