1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

Desportistas do CNH galardoados em Gala do Desporto Açoriano

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


          3910 03  O desporto federado está bem estabilizado nos Açores, com mais de 23 mil licenças desportivas, das quais 70 % são jovens. A prática feminina ronda os 30 %, o que é melhor do que a nível nacional ... referiu o Director Regional do Desporto, António Gomes, na cerimónia da entrega dos galardões da XVI Gala do Desporto Açoriano, que decorreu na tarde de 25 de Maio, na Escola Secundária Manuel de Arriaga, da Horta, na ilha do Faial.

            Esta “cerimónia especial”, como a classificou António Gomes, foi marcada pelo Desporto e pela Música, importantes áreas de formação das camadas mais jovens. A abrir, assistiu-se a várias interpretações musicais do Conservatório Regional da Horta, muito apreciadas por todos os presentes.

            Dirigindo-se a uma plateia composta na sua maioria por jovens, António Gomes chamou a atenção para o momento que se ia viver, reconhecendo o trabalho dos melhores no Desporto dos Açores. Por isso, aconselhou os mais novos a seguir este exemplo, lembrando que ... nada se faz sem esforço, trabalho e dedicação.

 

Falando para os dirigentes, sublinhou que ... trabalhar em prol dos mais novos, é uma grande expressão de cidadania. António Gomes dirigiu ainda uma palavra 3910 02especial à evolução do desporto adaptado, salientando a excelência dos resultados alcançados.

            Nesta cerimónia foram galardoados:

Selecções Nacionais: Rui Silveira Resultados e Classificações Nacionais

Desporto Adaptado: Rui Dowling

Personalidades: Francisco Gonçalves, Hélio Duarte, José Pinho e Vitor Medeiros.

Por decisão consensual entre Rui Silveira e a Federação Portuguesa de Vela, foi decidido que, na impossibilidade do velejador estar presente no Faial, receberia o galardão em seu nome o Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta (CNH), José Decq Mota. Este Dirigente explicou que o velejador Rui Silveira se encontra numa intensa fase de treino, visando uma prova no Canadá, no próximo mês, tendo sido entendido que a sua vinda ao Faial implicaria perder pelo menos 3 dias de preparação, o que seria muito prejudicial nesta fase decisiva. José Decq Mota realça que ... este atleta se encontra num patamar de exigência muito elevado, fruto do excelente percurso que tem vindo a fazer e com os olhos postos nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

            3910 01José Deck Mota sublinhou o pioneirismo do CNH na introdução, nos Açores, do Desporto Adaptado e inclusivo da pessoa com mobilidade reduzida, uma parceria entre o seu Clube e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), celebrada no fim de 2011. Neste campo, destacou o trabalho que tem sido levado a cabo por Nilzo Fialho e por João Duarte. Assinalou ainda o esforço e dedicação de Rui Dowling, reconhecido e longamente aplaudido nesta Gala. Este Dirigente revelou que estão a ser envidados esforços para que a Vela Adaptada seja implementada noutras ilhas, a fim de que possa ser organizado um campeonato regional ... muito motivador e importante para estes atletas.

            José Deck Mota vincou o enorme orgulho que o CNH sente pelo facto de dois dos seus velejadores terem sido galardoados na Gala do Desporto Açoriano deste ano ... sinal de reconhecimento do importantíssimo trabalho que têm vindo a realizar e dos excelentes resultados obtidos.

            Rui Dowling disse estar ... muitíssimo satisfeito, dedicando este galardão à 3910 00sua família, a João Duarte, a Nilzo Fialho e ao CNH, de quem recebeu ... apoio e incentivo para chegar até aqui.

 

Fotos: José Macedo

Foto do velejador Rui Silveira : Rui Silveira


 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera MSC Melody MSC Armoria Athena Princess-Daphne MSC Lirica MSC Sinfonia MSC Fantasia Princess-Danae