1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Segunda 24 Jul

Cofradia Europea de la vela - Encontro na Galiza

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3932 01De 8 a 11 de Junho último, teve lugar em Baiona, na ria de Vigo, mais uma solene investidura de numerosos Confrades de várias nacionalidades, incluindo alguns noviços portugueses, designadamente o Alm. Luís Macieira Fragoso, ex-Chefe do Estado-Maior da Armada, e o windsurfer Engº João Rodrigues, que teve sete participações olimpicas sucessivas, culminando no Rio de Janeiro (2016), onde foi o porta-bandeira da delegação de Portugal.

            A Cofradia Europea de la Vela, fundada em Sanxenxo ( Pontevedra, Galiza) em 15 fevereiro de 2001, por um conjunto de dez dirigentes de Federações de Vela das várias regiões de Espanha, internacionalizou-se entretanto, e reune hoje 584 confrades e “confreiras”, “noviços” e amigos do mar e da cultura marítima, em geral, e da vela, oriundos de 35 países da Europa, América, África e Ásia.

            O programa desta investidura incluíu, à chegada, uma recepção no hotel Talaso Atlantico, a cerca de 7 km de Baiona, com uma conferência de D. Diego de Colón, descendendente de Cristóvão Colombo, sobre o interessante tema “Cólon navegante - el 3932 00conociemento náutico en el siglo XV”, seguida de um simpático cocktail de boas-vindas numa magnífica varanda sobre o mar. Nos dias seguintes, aproveitando excelentes condições atmosféricas, houve agradáveis passeios de ferry até às ilhas de Cies e Ons – verdadeiros paraísos naturais !- e visita à ilha de San Simon – onde se realizaram mesas temáticas para os Confrades, enquanto os acompanhantes tiveram o privilégio de uma excelente visita guiada, sobre o interesse histórico desta última ilha e da região onde se encontra. Em San Simón, houve ainda tempo para uma conferência muito interessante sobre “La Real Expedición Filantrópica de la Vacuna de la Viruela de 1803”(e o papel dos médicos e da enfermeira galega Isabel Zendal que juntamente com 22 crianças vacinadas nos braços e escolhidas entre meninos abandonados, cruzou os mares para levar a vacina da varíola às Américas), e outra palestra sobre “Camilo Cela Marinero”.

            Seguiu-se a apresentação do próximo evento organizado pela Cofradia, a regata “Discoveries Race”, de 27 agosto a 3 setembro, ligando Lisboa-Cascais-Las Palmas, num percurso total de 755,8 mi, em homenagem aos grandes navegadores portugueses e espanhóis dos séculos XV e XVI. Esta regata será promovida pela Cofradia Europea de la Vela, pelo Real Club Nautico 3932 04de Gran Canaria, pelo Clube Naval de Cascais e pela Associação Naval de Lisboa. O Grão-Mestra da Cofradia, D.Francisco Quiroga, e o presidente do Capítulo de Lisboa, C/Alm. Antonio Bossa Dionísio, serão os coordenadores da regata.

            Após estas apresentações seguiu-se animado convívio e o desejado almoço romeria típica gallega, tendo o dia terminado com o regresso a Baiona, distribuição dos participantes pelos respetivos hoteis, e um jantar magnifico, com agradável acompanhamento musical, no belo Parador Nacional de Baiona. Nesta ocasião, para além da entrega do prémio internacional de vela “Pedro Rey” ao madeirense João Rodrigues, e de vários discursos alusivos ao momento, o presidente do capítulo do Porto, Engº Afonso Themudo, fez referência à data do dia, 10 Junho, dia de Portugal, e todos os presentes fizeram um simpático brinde. Na manhã seguinte, teve lugar o ponto alto deste encontro – a solene investidura. Começou com o desfile dos Confrades, com as suas capas, ao som do antigo hino da Galiza, seguiu-se o desfile dos “noviços” ainda sem capa. Em seguida, a abrir a sessão, o Grão Mestre da Cofradia Europea de la Vela, D.Francisco Quiroga, iniciou a chamada de cada novo Confrade, fez a sua apresentação, deu-lhe as boas vindas na sua própria língua, entregou-lhe uma capa e um diploma, e o novo Confrade leu o seu compromisso em voz alta. No final, o Almirante Macieira Fragoso, falando em nome dos novos confrades, agradeceu a honra conferida.

 3932 02 3932 03

            Terminada a sessão, de novo desfilaram antigos e novos confrades, até ao exterior,onde foi servido um último cocktail, de despedida.

            A Revista de Marinha que acompanhou esta Investidura ao longo destes dias, sinceramente felicita D.Francisco Quiroga e toda a tabla responsável por mais um grande evento de sucesso, desejando que a próxima regata atraia muitos apaixonados do mar e da vela!

            Parabéns à Cofradia Europea de la Vela!  

Por  F.F.


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae MSC Armoria MSC Sinfonia Athena MSC Lirica MSC Fantasia MSC Melody MSC Opera Princess-Daphne