1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 22 Nov

Previstas em 2017 doze escalas-estreia no Funchal

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3933 01

3933 02 

Das doze escalas-estreia de navios de cruzeiro previstas para o porto do Funchal em 2017, seis realizaram-se já, entre os meses de Janeiro e Junho.

            A primeira escala inaugural no ano em curso aconteceu no dia 5 de Março, o paquete VIKING STAR, da companhia norueguesa Viking Ocean Cruises, em viagem das Caraíbas para a Europa, onde ficará a operar nos próximos meses de Verão.

            No dia 11 de Abril foi a vez de outro navio norueguês, o MIDNATSOL, da Hurtigruten, direcionado para o segmento dos “cruzeiros de expedição”, realizar a sua primeira escala no Funchal. No decurso desta sua viagem posicional, do Pólo Sul para o Norte da Europa, o pequeno paquete também fez escala no porto da Ilha de Porto Santo, no dia anterior.

 3933 03  3933 04

            De seguida, no dia 20 de Abril, coube ao MEIN SCHIFF 5 da Tui Cruises, registar a sua estreia no porto da capital madeirense. É já a terceira unidade da classe a que pertence, encomendada por esta companhia alemã, uma parceria entre o grupo norte-americano Royal Caribbean International e o operador turístico alemão TUI AG. De assinalar que os dois navios gémeos anteriores realizaram já diversas escalas no Funchal.

            Depois, a 2 de Maio, fizeram em simultâneo as suas primeiras escalas no Funchal os paquetes TUI DISCOVERY e DEUTSCHLAND. O primeiro realizou a primeira visita com a actual designação, pois era o antigo SPLENDOUR OF THE SEAS, transferido no ano passado da Royal Caribbean para a Thomson Cruises. Em relação ao DEUTSCHLAND, apesar de não ter sido a primeira escala com este nome, foi efectivamente a primeira com as cores do operador alemão Phoenix Reisen, com as quais irá navegar em regime de fretamento durante o Verão.

            Por fim, a estreia mais recente, até à data, aconteceu no dia 23 de Maio, o MONARCH da Pullmantur, que em cruzeiro transatlântico da América Central para o Mediterrâneo, realizou cá uma operação de desembarque inédita, pois 190 passageiros, a grande maioria de origem madeirense, optaram por terminar a sua viagem no Funchal.

3933 05   3933 06

            Para os próximos seis meses, ainda em 2017, estão previstos mais seis paquetes em estreia, sendo a próxima já a 20 de Agosto, do mais recente navio da CMV (Cruise & Maritime Voyages), o COLUMBUS, a primeira escala com esta designação, pois no passado fez cá várias escalas como ARCADIA e como OCEAN VILLAGE. Posteriormente a 28 de Setembro o TUI DISCOVERY 2, ex. LEGEND OF THE SEAS, fará a sua primeira escala com este nome, e em Novembro estão previstas as escalas inaugurais do NORWEGIAN STAR, AIDA PRIMA e VEENDAM, a 10, 13 e 28 desse mês, respectivamente. A última estreia do ano será a do mais recente paquete da MSC Cruises, o MSC SEASIDE, a 10 de Dezembro, no âmbito de um cruzeiro posicional para as Caraíbas. Trata-se do primeiro navio desta nova classe a que dá o nome, e deverá ser entregue à MSC pelos estaleiros de Fincantieri, no próximo mês de Novembro.

  Por  J.A.

 

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera Princess-Daphne Princess-Danae MSC Sinfonia MSC Lirica Athena MSC Melody MSC Armoria MSC Fantasia